(98) 3301-3882

Card-Incubadora-de-Projetos-negocio

Tecnologias e Metodologias

Incubadora de Negócios Produtivos e Startups

O Programa da Incubadora de Negócios e Startups do Formação teve seu primeiro desenho em 2004.
As primeiras incubadoras foram implantadas em 2004, via projeto educativo dos Centros de Ensino Médio e Educação Profissional – CEMP e em espaços dos Fóruns da Juventude.
A incubadora tem a seguinte metodologia:

1ª Etapa – 6 meses

  1. Programas de Formação / Qualificação / Capacitação

Desde sua origem, o Formação tem como uma das estratégias fundamentais os Programas de Formação.
Na metodologia da Incubação de Negócios e Startups, a ação inicia com um Programa de Formação, quer seja por dentro de uma escola, exemplo dos CEMP – Pontos de Desenvolvimento de Território e EJA Profissionalizante, quer seja por fora delas, exemplos dos Programas de Formação em Fóruns da Juventude e organizações comunitárias.

  1. Convite para apresentação de Ideias

Os Programas de Formação fomentam algumas práticas:

  • melhorar a ação nas instituições, caso de programas voltados para dirigentes;
  • melhorar a ação nas escolas, nas salas de aulas, caso dos programas de formação de professores e gestores de escolas;
  • reaplicação de conhecimento apreendido com outros púbicos similares (professores, estudantes, jovens, adolescentes, crianças);
  • apresentação de uma ideia de negócio a ser incubado ou apoiado.

3. Seminários de Ideias

As ideias inicialmente são apresentadas em Seminários de Ideias.

  1. Mediação de viabilidade

As ideias são analisadas por um profissional junto com o proponente.

  1. Elaboração de Projetos

As melhores ideias são transformadas em projetos de um negócio / startup.

2ª Etapa – 6 meses

  1. Oficinas de Capacitação Temática I

Cada projeto tem um programa específico de formação. O conteúdo vai possibilitar aos proponentes uma verticalização de conhecimentos para que possam colocar em prática o seu negócio produtivo ou social.

  1. Pesquisas e Orçamentos

À medida que a etapa I do Programa vai avançando e de acordo com o primeiro esboço do projeto, vão sendo feitas as verificações de localidades, estruturas, equipamentos, insumos, matéria prima etc. Os preços são levantados e os custos analisados.

  1. Oficinas de Capacitação Temática I

Cada projeto tem um Programa específico de Formação. O conteúdo vai possibilitar aos proponentes uma verticalização de conhecimentos para que possam colocar em prática o seu negócio produtivo ou social.

  1. Pesquisas e Orçamentos

À medida que a etapa I do Programa vai avançando e de acordo com o primeiro esboço do projeto, vão sendo feitas as verificações de localidades, estruturas, equipamentos, insumos, matéria prima etc. Os preços são levantados e os custos analisados.

  1. Plano de Desenvolvimento do Negócio – PDN

A partir do projeto, de pesquisas e de orçamentos iniciais é elaborado um Plano de Desenvolvimento de Negócio que vai orientar a continuidade do projeto.

3ª Etapa – 6 meses

  1. Subsídio para Estruturação do Negócio

As primeiras estruturas são implantadas de modo a favorecer o processo de formação/capacitação continuada com o próprio conteúdo prático do negócio.

  1. Oficinas de Capacitação Temática II

É iniciada a segunda etapa das Oficinas de Capacitação. Há um acompanhamento de profissionais de forma presencial no negócio.

4ª Etapa – Final

  1. Oficinas de Gestão e sustentabilidade

Após a estruturação e a segunda etapa das oficinas são iniciados (ou continuados) momentos mais afunilados sobre gestão do negócio e sustentabilidade.
Há acompanhamento na prática.

  1. Atualizando PDN com planos de sustentabilidade

O PDN é atualizado com um plano de sustentabilidade de acordo com o andamento do projeto e a visão de futuro (contextualizada) do negócio.
A Incubadora respalda-se na Metodologia 3 PI no processo de incubação de negócios e o PDN adota os indicadores desenvolvido pelo Formação.
……

Indicador de Geração de Trabalho e Renda – Índice Comunidade Produtiva (ICP)

Premissas – Avaliar renda do beneficiário direto do projeto (renda no D0 – baseline). Caso o beneficiário não queira informar sua renda antes da implantação do projeto, consideraremos a renda inicial como 0 (ZERO) e faremos a gestão do indicador de incremento da renda após a implantação do projeto. Caso o beneficiário desista do projeto, deverá ser medida a renda dos beneficiários restantes ou do novo beneficiário em caso de substituição.

Etapas

  1. D0 – Data da assinatura do termo até 180 dias;
  2. D1 – Avaliação anual – até 30 janeiro do ano subsequente;
  3. D3 – Até 365 dias após o encerramento do projeto;
  4. D4 – Até 730 dias após o encerramento do projeto.

Proposta de indicadores:
Indicador de Geração de Trabalho e Renda – ICP (Índice Comunidade Produtiva) Unidade de Medida Fórmula de cálculo Meta Evidências |Observações
Renda de cada beneficiário antes da implantação do Projeto (Renda D0) R$ Renda de cada família – Censo comunitário.
Incremento da renda de cada beneficiário anualmente – Renda comunidade Produtiva. % ICP1, 2, 3,4 = (Renda D1 – Renda D0) – medida anualmente = RCP De acordo com cada projeto Atualização de dados de renda da família.
Incremento da renda de cada beneficiário 1 ano após a finalização do ciclo do Projeto. % ICP5 = (RCP – ano 4 – Renda D0) = RCP ano 5 De acordo com cada projeto Atualização de dados de renda da família.
Incremento da renda de cada beneficiário 2 anos após a finalização do ciclo do Projeto. % ICP6 = (RCP – ano 5 – Renda D0) = RCP ano 6 De acordo com cada projeto Atualização de dados de renda da família.