(98) 3301-3882

card Projeto Maranime.jpeg

Projetos

Maranime

O Projeto MARANIME, concebido e coordenado pelo Instituto Formação, nasceu em 2010 com o objetivo de construir um circuito de produção e exibição de filmes de animações maranhenses, de modo itinerante, abrangendo as produções de jovens envolvidos em projetos sociais, a partir de técnicas diferentes, visando democratizar a cultura audiovisual de comunidades que apresentam baixos indicadores sociais.

Na primeira edição do projeto ocorrida entre agosto de 2010 e fevereiro de 2013 foram realizadas mais de 50 oficinas em 14 cidades do estado com a participação de 200 pessoas e a produção de aproximadamente 50 trabalhos. Na edição seguinte, realizada de julho de 2012 a maio de 2013, o número de participantes das oficinas chegou a 345, com a produção de 23 trabalhos (o número menor de produções pode ser compreendido pelo fato de utilizarem técnicas de animação em 2D, que utiliza mais tempo para a produção dos trabalhos).

As oficinas foram ministradas por adolescentes e jovens integrantes de uma Rede de Jovens Comunicadores, fomentada pelo Instituto Formação, que desenvolveu um trabalho de qualificação de monitores em animação, realizado por especialistas da área, para a reaplicação das oficinas nas comunidades.

Os resultados produzidos nas duas edições do projeto foram publicados em DVDs e exibidos durante o 1º e 2º Festival Maranhense de Animações – MARANIME, realizados com uma programação principal em São Luís e de forma itinerante percorrendo outros municípios maranhenses.

O Projeto MARANIME realizou sua terceira edição em 2015, patrocinado pela empresa Paranaíba Gás Natural, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura. O projeto teve como proposta três ações principais para consolidar o circuito de produção e exibição de filmes de animações maranhenses:

  • Implantação de um Núcleo Popular de Cinema de Animação, em São Luís;
  • Disseminação da Cultura de Animação em Escolas Públicas da capital maranhense
  • Realização do III Festival Maranhense de Animação.


A primeira etapa dessa nova edição começou em janeiro de 2015 e previu a formação de uma turma de vinte e cinco alunos em duzentas e cinquenta horas de atividades de animação, mediante a realização de um programa de formação coordenado pelo Núcleo Popular de Audiovisual do Instituto Formação em parceria com o IFMA do Centro Histórico. A partir de abril deste ano, estão previstas oficinas e mostras de reaplicação em vinte escolas públicas do estado, ministradas pelos alunos do Núcleo Popular de Audiovisual.


A realização do 3º Festival Maranhense de Animação, previsto para a primeira semana do mês de outubro, mais uma vez constituir-se-á como o momento de culminância do projeto, com a participação de adolescentes, jovens integrantes dos cursos e oficinas promovidos pelo projeto, além de animadores e amantes do cinema de animação.

MARANIME nas escolas

A etapa MARANIME nas escolas consiste na realização de oficinas e mostras de animação em escolas públicas de cidades maranhenses.

Os alunos do Núcleo Popular de Audiovisual – Laboratório MARANIME, coordenado pelo Instituto Formação, são responsáveis por ministrar e orientar as atividades desses momentos, sendo que a programação de oficinas e mostras em cada escola com carga horária total de 30 horas/aula.
Participam diretamente dessas oficinas, 20 alunos por escola, fomentando a organização deles em núcleos de animação. A proposta é que as oficinas sejam realizadas em laboratórios de informática, quando a escola dispuser, para que se potencialize o uso educativo desse espaço, tornando-o como o espaço físico do núcleo de animação escolar.

Para a definição das escolas abrangidas pelo projeto são feitos diálogo com a Secretaria Municipal de Educação de cada cidade. A definição dos alunos que irão participar das oficinas de reaplicação será feita em conjunto com a escola.

A cada mês, propõe-se uma sessão de mostra de animação a ser planejada com a direção da escola envolvida na reaplicação de oficinas. A proposta inicial é que essa mostra seja aberta a todas as turmas e possa, eventualmente, contar com a presença dos pais dos alunos.

Ao longo do projeto produz-se pelo menos uma animação por escola. Todos os trabalhos são publicados em DVD e exibidos durante os Festivais Maranhenses de Animação.
O Formação está trabalhando nas novas edições do projeto.

Mais informações podem ser conferidas no link:
https://maranime.wordpress.com/