PROPOSTA PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS
São Luís 2021.
IDENTIFICAÇÃO
O Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB), também conhecido como Instituto Formação, é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1999. A nossa missão é investir em educação integral integrada ao desenvolvimento territorial potencializando as pessoas que transformam realidades pessoais e territoriais.
Compreende-se que:
– A Educação Integral abrange diferentes conteúdos das humanidades, das tecnologias, das ciências, do esporte, da comunicação, da educação profissional, do desenvolvimento da cidadania;
– Para o desenvolvimento territorial ocorrer é importante trabalhar as concepções de desenvolvimento econômico no âmbito de um sistema capitalista, com as demandas do mercado em sua dinâmica, mas também a compreensão de que para os territórios em que não existirão grandes empreendimentos que gerem emprego e cujos contextos precisam ser desenvolvidos também é necessário o entendimento do desenvolvimento orgânico, em que as saídas para a geração de renda e de desenvolvimento encontram-se contextualizadas, compreendendo-se ser possível em territórios com baixos indicadores sociais e econômicos se transformar escassez em abundância. Nos seus projetos de educação profissional como ponto de desenvolvimento territorial organiza o currículo de modo a formar filósofos do desenvolvimento orgânico, sendo o território onde a formação ocorre o laboratório para a pesquisa e a aplicação imediata do conhecimento apreendido.
O Formação foi fundado em 1999, desde o início fortalecendo o tecido social nos eixos democracia, desenvolvimento sustentável e cidadania com forte ação no apoio à educação básica: formação de professores, orientação na implantação de conselhos, concepção de projetos de escolas e projetos pedagógicos. Nessa área desenvolveu pesquisas e realizou sistematizações diversas. A organização produz a Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado. Essa é uma forte área de atuação da organização que não para de pesquisar para apoiar a elevação da qualidade da escola pública. (https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr)
Visando cumprir de forma mais contundente a sua missão, em 2003 seus associados decidiram conceber e materializar grandes projetos para impactarem nos territórios mais pobres do Maranhão, usando como estratégia escolas como pontos de desenvolvimento de território, cidades como laboratórios da educação profissional e do desenvolvimento orgânico e a simultaneidade de ações com a adoção do conceito de conjunto integrado de projetos (CIP). Desde então, realiza ações simultâneas para gerar impactos, em escala, envolvendo variadas parcerias e financiadores.
A concentração e dedicação a essas metodologias geraram exitosos resultados em mobilização, educação, juventude, comunicação, cultura, esporte e desenvolvimento territorial.
Nossa visão é contribuir continuamente para a melhoria de vida nos territórios com baixos indicadores sociais, com a compreensão de que não importa onde as pessoas nasçam se elas têm oportunidades elas se desenvolvem, bem como acreditamos que em todos os territórios existem potencialidades, por vezes encobertas pela escassez.
O Formação reúne-se às terças feiras para alinhamento e encaminhamentos dos projetos. Em 2017, a organização ganhou o Prêmio Mais IDH, do Governo do Maranhão.
Tem em seu quadro de associados duas fellows da Ashoka, com tecnologias que estão na plataforma HundrED, desde 2019, entre as cem melhores do mundo : (CEMP – ponto de desenvolvimento de território e Incubadoras – com a metodologia 3 PI).
Já concebeu e materializou mais de oitenta projetos. Já incubou mais de 200 projetos / empreendimentos.
ESTRATÉGIAS
- Mobilização de Parceiros e públicos;
- Mapeamento de organizações locais;
- Programas de Formação;
- Aplicação de metodologias e tecnologias;
- Desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias;
- Apoio a organização de redes;
- Sistematização de experiências.
METODOLOGIAS
- 3 PI – 3 Pontos de inflexão;
- BOLAÇÃO;
- CIA INTERGERACIONAL;
- CIP – conjunto integrado de projeto;
- DO BRINCAR AO JOGAR;
- E-PDT– Escola – Ponto de Desenvolvimento de Território;
- MEDIAÇÃO EM 3 TEMPOS;
- NUCEL – NUCLEOS COMUNITÁRIOS DE ESPORTE E LAZER;
- ESCOLA DE MEDIAÇÃO.
PROPOSTAS SOCIOEDUCATIVAS
A presente proposição visa compartilhar metodologias e objetivos de alguns Projetos e Programas Socioeducativos estabelecidos por áreas de conhecimento desenvolvidos pelo Formação ao longo dos seus 22 anos de existência, tendo como elementos primordiais o advocacy social e os três principais eixos norteadores de nossas ações: Cidadania; Desenvolvimento; Democratização.
O Formação realiza os projetos nas seguintes modalidades:
1) Projetos que concebe e executa com parceiros locais, financiados por parceiros externos.
2) Parcerias Técnicas, executando projetos concebidos por outros parceiros.
3) Projetos que concebe e tem execução de parceiros nas comunidades.
4) Prestação de serviços a partir de suas metodologias e expertises.
Na maioria de seus projetos há gestão compartilhada envolvendo os diferentes segmentos da sociedade relacionados com o objeto do projeto.
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EDUCATIVA
A democratização da comunicação e da informação a todos passa por um dos direitos inalienáveis de cidadania através do Programa de Formação de Comunicação Educativa onde foram trabalhados se seguintes Projetos:
- CIP Jovem Cidadão – com a estruturação de Telecentros Jovem Cidadão, que em 2005 ampliou o acesso digital na Baixada Maranhense, com softwares livres, e criação de Agências de Comunicação Educativa e Rede de Jovens Comunicadores, Rede de Adolescentes Blogueiros, a partir de conteúdos sistematizados nas sínteses VIR (Vídeos, Impressos e Radio) e TOP (Telecentros, Observatórios e Portais); (https://formacao.org.br/site)
- Central de Mídias Alternativas – fortalecer redes de adolescentes comunicadores do Maranhão, mediante processos de formação em programas de comunicação educativa, que tenham como conteúdo transversal o conjunto de competências mapeadas e didaticamente organizadas, ampliando a participação política e social de adolescentes da região amazônica maranhense. Executou a Campanha “A cidade que queremos”; (https://adolescentesproseloma.wordpress.com/central-de-midias-alternativas)
- MARANIME e BAIXADANIME – estimulando os jovens a produzirem animações em diferentes linguagens: stopmotion, pixilation, 2D, 3D; (https://maranime.wordpress.com/)
- Radio Poste Canaã – experiência implantada em 2010 na Comunidade Canaã e que prossegue com outros desdobramentos.
PROGRAMAS DE FORMAÇÃO EM ESPORTE E CIDADANIA
Disseminar a prática dos esportes educativos, futebol de 3 tempos, além de envolver o resgate de brincadeiras populares e jogos com as diferentes modalidades esportivas com o objetivo de disseminar o espirito solidário, olímpico estimulando práticas saudáveis para o desenvolvimento integral de seus participantes. Projetos desenvolvidos:
- Futebol Desde Pequeninos – introduz no currículo da Educação Infantil (EI) e em séries iniciais do Ensino Fundamental conteúdos de futebol em três tempos. Mais de mil professores e duas mil crianças, de três a oito anos de idade, estiveram envolvidos diretamente com essa proposta que tem como objetivo ampliar, sistematizar e disseminar experiências desenvolvidas com crianças usando a bola: com música, brincadeiras, jogos, pintura, rodas de conversa combinados, a partir da temática Bolação e futebol; https://www.formacao.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=355%3Airradiando-bolacao-futebol-desde-pequeninos&Itemid=184)
- Olimpíadas do Brincar ao Jogar – Garante práticas contínuas de brincadeiras e jogos que contribuam com o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo de crianças e adolescentes, através do esporte, ao mesmo tempo disseminando o espírito olímpico desde cedo, fomentando práticas saudáveis e de desenvolvimento social e humano pelo esporte; (http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca/projetos/2017/olimpiadas-do-brincar-ao-jogar/ )
- Escola de Mediação – estimulando práticas de mediadores em esportes educativos (multimodalidades) em estados do Nordeste Brasileiro. (https://escolademediacao.wordpress.com/)
EDUCAÇÃO INTEGRAL
- Diretrizes da Educação Infantil em Ação – as Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEI foram implementados nos municípios da Baixada maranhense e região Tocantina e em outras regiões do país, para que não se torne apenas mais um documento elaborado pelo MEC, sem que o mesmo ganhasse concretude e materialização; (https://educacaoinfantilmaranhao.blogspot.com/p/projetos-diretrizes-em-acao-na-baixada.html)
- Noutro Turno – experiência de educação integral com escolas públicas na Baixada Maranhense, desenvolvida em ação com os Fóruns da Juventude, objetivando: ampliar o nível da aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens, a fim de que se eleve o número dos egressos alfabetizados e leitores; fortalecer os circuitos de cultura, esportes e lazer; ampliar os espaços destinados à discussão da saúde pelos jovens e adultos; (https://noutroturno.wordpress.com/)
- Cia Inter geracional – construiu um conjunto integrado de ação Inter geracional, envolvendo crianças, jovens e idosos, mediante diálogos e práticas de educação profissional e continuada, comunicação Inter geracional, inserção produtiva, inserção cultural e lazer, propulsoras de um circuito de ecologia humana, em que se realizem aprendizados e elevação de qualidade de vida rumo à construção de um lugar bom para se viver. (https://ciaintergeracional.wordpress.com/about/)
- Adolescentes mobilizados – participação dos adolescentes em processos democráticos e de exercício da cidadania, em torno dos eixos de avaliação das ações desenvolvidas pelos municípios que pleiteiam o Selo UNICEF: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Este último eixo, Participação Social, é fundamental como meio pelo qual os outros dois serão alcançados. (https://adolescentesproseloma.wordpress.com/about/)
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
Avalia os resultados através de dados quantitativos organizados de forma cumulativa e de dados qualitativos, pelos registros dos relatórios. Também, em geral faz diagnóstico e linha de base para aferição de avanços no final dos projetos.
Está em fase de construção um aplicativo para monitoramento e transparência dos projetos que desenvolve.
Sua equipe de trabalho reúne-se as terças para avaliação processual e planejamento das atividades em andamento
ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E PARTICIPAÇÃO
- Conselho Estadual da Criança e Adolescente – CEDCA MA
- Fórum Maranhense de Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- FORUM DCA-MA
- Rede Amiga da Criança MA
- Rede da Primeira Infância do Maranhão – REPI MA
- Conselho Alimentação Escolar do MA – CAE MA
- Conselho de Acompanhamento, Controle Social, Comprovação e Fiscalização do FUNDEB MA