(98) 3301-3882

Seminário inicia às atividades da Política Educacional do Formação e da FFI no Dia Internacional da Educação

Realizado no dia 24 de janeiro, o Seminário de Educação, promovido pela Formação Faculdade Integrada e o Formação – Centro de Apoio à Educação Básica, faz parte da programação de abertura das atividades acadêmicas da FFI e da programação de Política Educacional do Formação. Teve como objetivo refletir sobre temas educacionais e compartilhar projetos de pesquisas sobre a educação maranhense.

“A proposta é organizar diversos seminários como este, durante todo o ano, para aumentarmos o debate sobre temas relevantes. E no dia internacional da educação, o seminário traz os debates relacionados às temáticas atuais da educação, como o currículo que queremos desenvolver dentro da escola pública no Maranhão, mas também o compartilhamento dos projetos de pesquisas desenvolvidos por alunos dos MBAs sobre os processos de produção científica e como vão se desenvolver em escolas públicas, sobretudo as do município de São José de Ribamar”, comentou a Profa Regina Cabral, Diretora da Formação Faculdade Integrada.

As atividades foram iniciadas com a palestra da Profa Julia Malachen, da UNIOSTE/Campus de Foz do Iguaçu, com um debate sobre o currículo da Educação Básica nos entes federativos e a importância da proposta curricular. A Profa ainda enfatizou o papel dos professores e gestores no debate de construção do currículo.

Foto: Alfa Comunicação

Em seguida, aconteceu a mesa redonda “Pós Graduação – desenhos de programas de formação continuada”, com a colaboração da Profa Amarilis Cardoso sobre os caminhos percorridos pelos alunos da Formação Faculdade Integrada na elaboração de projetos de pesquisa. A Profa Shirle Maklene Veras também compartilhou a experiência do Projeto de Pesquisa do MBA de Materiais Didáticos, sobre inclusão digital, hábito da leitura e produção de textos usando a ferramenta de podcast.

Abordando diversos aspectos e acontecimentos históricos e pedagógicos, a Profa. Julia Malanchen ministrou, ainda, a palestra sobre os desafios e perspectivas da Educação Básica pós pandemia e no âmbito da IV Revolução Industrial. Na mesa de compartilhamentos acerca dos Projetos de Pesquisa de docentes e discentes sobre a educação no Maranhão, a Profa Dra Regina Cabral abordou as linhas de pesquisas dos MBA`s da FFI; o Prof. Iramir Araújo sobre a trajetória de um escritor pesquisador no processo de material didático; a Profa. Natalia Ribeira apresentou o Projeto de Pesquisa de Alfabetização por meio de mini projetos de letramento.

Participaram também a Profa Diane Pereira Sousa sobre a política de internacionalização com ênfase na experiência com a Universidade Pablo de Olavid (Sevilla – ES) e a Profa Ana Hortência Marinho do Egito Rocha de Macedo com as experiências na Pós Graduação no Campus Buritirana da FFI.

Foto: Kleilson Nunes