(98) 3301-3882

Formação inicia capacitação do Projeto Mulheres Empreendedoras

Na tarde do dia 7 de Julho, foi realizado o primeiro encontro de formação do projeto Mulheres Empreendedoras. Neste primeiro momento foi reunido cerca de 50 mulheres empreendedoras dos três bairros participantes do projeto Inhaúma, Maruai (Pedrinhas) e Rio Grande. O encontro foi realizado no auditório de Centro de Ensino Professor Mário Martins Meireles e contou a presença da Alumar / Instituo Alcoa, representado por Joana Burgos.

Este primeiro momento formativo teve como objetivo apresentar a metodologia do projeto e suas etapas, além de iniciar os temas programáticos. Os temas trabalhadores foi o Ser empreendedora e Mulher, Trabalho e Autonomia. A formação foi realizada por Diane Sousa e Regina Cabral, que de forma dinâmica levaram as mulheres ao diálogo e construção do conhecimento em circulo.

Para Maria Cleudy, mulher empreendedora de Maruai, o encontro foi muito importante para além de apenas mostrar o conteúdo das formações. “Fizeram-nos refletir sobre tudo o que já fazemos, como  fazemos e que só precisamos colocar na ponta do lápis detalhes de nosso empreendimento e, na prática, ver que nosso cotidiano se reflete de forma positiva ou negativa; que podemos fazer sim pauta, tabela e planejamento do nosso jeito e que não é um bicho de sete cabeças empreender e fazer planejamento” concluiu.

A próxima etapa de capacitação será feita nas próprias comunidades, com oficinas que acontecerão quinzenalmente  em cada uma das comunidades. As oficinas estão divididas em dois blocos de conteúdos: conteúdos de mobilização e de elaboração do plano estratégico, plano de negócio, que deverá ser apresentado para uma banca; conteúdos de consolidação da gestão do negócio.