Seminário debate impacto das telas na primeira infância!

A utilização de telas durante a primeira infância tem sido alvo de debates nos últimos anos, considerando os benefícios e malefícios do uso da ferramenta por crianças. Esse será o tema central do seminário “Uso de telas na primeira infância: interfaces e mundo digital”, que acontecerá em 20 de março no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão. Na oportunidade, estarão reunidos especialistas em educação, saúde e desenvolvimento infantil para discutir os efeitos do tempo de exposição a dispositivos eletrônicos e apresentar recomendações baseadas em pesquisas recentes.

O evento marca a finalização do Projeto Ciranda, capitaneado pela Plan International Brasil em parceria com a Rede Estadual da Primeira Infância do Maranhão (REPI-MA), articulação da qual o Instituto Formação é uma das organizações integrantes.

O projeto teve como principal objetivo resgatar a cultura e as tradições da região, além de promover o debate de temas sensíveis e trazer visibilidade para as ações da Rede. Para isso, são sensibilizados diretamente profissionais da saúde, educação, assistência social e integrantes de comitês comunitários de desenvolvimento infantil, dando ênfase ao processo de vinculação com seus filhos e filhas a partir da promoção de ações socioeducativas e de sensibilização.

No Brasil, já se pode notar uma proporção crescente no uso da internet por crianças e adolescentes, bem como a antecipação da idade do primeiro acesso e maior frequência na presença online. Segundo os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, entre 2015 e 2024, houve um crescimento de doze pontos percentuais de usuários de Internet de 9 a 17 anos que relataram que o seu primeiro acesso aconteceu antes dos 6 anos – 23% em 2024, frente a 11% em 2015.

O uso moderado de telas pode apresentar um potencial educativo de conteúdos interativos e o estímulo ao desenvolvimento cognitivo. No entanto, o uso excessivo pode gerar impactos negativos, como dificuldades no sono, atraso na aquisição da linguagem e menor interação social. Estudos também indicam que a exposição prolongada está associada a riscos como obesidade infantil e déficit de atenção.

O seminário contará com palestras e painéis de discussão com renomados profissionais da área, incluindo Rodrigo Nejm, especialista em Educação Digital, que abordará o impacto do uso de telas na primeira infância, Vital Didonet, mestre em Educação, e a Promotora de Justiça de São José de Ribamar, Flávia Valeria Nava. Além disso, após os debates, haverá apresentação com as mães e cuidadores do projeto.