Produções originadas do projeto concebido pelo Instituto Formação já receberam 10 premiações somente este ano.
Os curtas Mar.INA (ficção) e Nosso Terreiro (documentário) foram premiados no encerramento do Festival Maranhão na Tela. Ao todo, as obras produzidas no âmbito do Projeto Ilha em Edição levaram para casa 4 troféus que foram entregues pela organização do festival, na última sexta-feira, dia 27 de setembro.
Mar.INA, ganhou os prêmios nas categorias melhor fotografia e roteiro, entre curtas de ficção, enquanto Nosso Terreiro foi escolhido pelo júri nas categorias melhor fotografia e som, entre curtas de documentário.
As duas obras audiovisuais já haviam sido premiadas em outro tradicional festival de cinema do estado, o Festival Guarnicê. No total, somando os dois festivais, as produções contabilizam 10 premiações recebidas.
PREMIAÇÕES
“MAR.INA”
- Festival Guarnicê de Cinema
– Melhor Roteiro
– Melhor Direção de Arte da Mostra Maranhense
- Festival Maranhão na Tela
– Melhor Fotografia
– Melhor Roteiro
“NOSSO TERREIRO”
- Festival Guarnicê de Cinema
– Melhor Direção de Fotografia
– Melhor Desenho de Som
– Melhor Roteiro
– Melhor filme da Mostra Universitária
- Festival Maranhão na Tela
– Melhor Fotografia
– Melhor Som
Projeto Ilha em EdiçãoO Ilha em Edição é um projeto de educação audiovisual que cria oportunidades para adolescentes e jovens de São Luís falarem sobre suas realidades. Para isso são ofertados cursos gratuitos na área audiovisual e fomentada a produção de filmes com a participação desses alunos em todas as etapas de produção, sempre orientados por profissionais da área.
O projeto foi uma realização do Instituto Formação, com patrocínio da Equatorial, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Governo do Maranhão. Tem como parceiros os grupos de bumba-meu-boi do Maracanã, da Fé em Deus e de Leonardo.