Adolescentes dos Maranhão compartilham boas práticas de participação cidadã em evento

Festival dos NUCAs, iniciativa do UNICEF, realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro na FETAEMA, em São José de Ribamar, reconheceu as atividades desenvolvidas por adolescentes de municípios maranhenses nas áreas de mudanças climáticas, enfrentamento às violências, entre outras

Nos dias 06, 07 e 08 de novembro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reuniu 64 adolescentes do Maranhão para compartilharem boas práticas de participação social protagonizadas em municípios do Selo UNICEF. Com o tema “Com meu NUCA, eu faço a diferença”, o Festival reconheceu o engajamento dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) em atividades relacionadas a temáticas prioritárias para a iniciativa, como mudanças climáticas, enfrentamento ao racismo e outras violências, empoderamento de meninas, igualdade de gênero e prevenção à gravidez na adolescência.

O encontro foi realizado na sede da Fetaema – Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Maranhão, em São José de Ribamar e reuniu adolescentes de 24 municípios do estado. Como parte desta edição do Selo UNICEF, 204 municípios maranhenses criaram NUCAs, reunindo mais de 3 mil adolescentes em grupos que são continuamente estimulados a participar de debates e decisões municipais. “Estamos encerrando o ciclo 2021-2024 do Selo UNICEF e estes encontros são também uma oportunidade de reconhecer, celebrar e estimular o fortalecimento das redes de adolescentes criadas a partir dos NUCAs, que já provocaram mudanças importantes em seus municípios”, disse Luiza Leitão, oficial de desenvolvimento e participação cidadã de adolescentes do UNICEF.

Durante o encontro presencial, os participantes também tiveram a oportunidade de visitar o Solar Cultural da Terra “Maria Firmina dos Reis”, os Museus do Reggae e o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão; além de participar de uma oficina fotográfica com o fotógrafo Paulo Vale e de uma roda de conversa com o coletivo “Menina Cidadã”.

O Festival dos NUCAs de Maranhão é uma iniciativa do UNICEF. O encontro também será promovido em outros 16 estados do Norte e Nordeste. 
Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma das principais iniciativas do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os gestores assumem o compromisso de manter uma agenda direcionada à infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. No Maranhão 216 municípios aderiram ao ciclo 2021-2024 do Selo UNICEF.