A quarta edição do Agenda Comunidade, promovido pelo Projeto Voa Maracanã, ofereceu atendimentos, oficinas e apresentações culturais.
No último sábado (08 de março), a comunidade do Rio Grande, zona rural de São Luís, foi palco da IV Agenda Comunidade – VOA MARACANÃ, evento que promove acesso a serviços essenciais, atividades culturais e de lazer para todas as idades. A ação realizada na UEB Maria Thereza Cabral, das 9h às 17h, reunindo serviços de saúde, oficinas, apresentações culturais e muito mais.
A Agenda Comunidade tem como objetivo fortalecer as políticas públicas intersetoriais no território, incentivar a cultura local e atender às demandas das famílias beneficiárias do projeto Voa Maracanã, assim como de outras famílias da comunidade. Desde sua primeira edição, o evento tem se consolidado como um espaço de encontro, troca de experiências e acesso a serviços fundamentais para a população.
Nesta quarta edição, a programação trouxe uma ampla gama de atividades voltadas para o bem-estar, o empoderamento feminino e a valorização da cultura local. Pela manhã, foram oferecidos serviços de saúde, beleza e terapias integrativas, além de uma oficina de educação, esporte e lazer voltada para crianças. Uma palestra sobre autoestima e empoderamento feminino também foi destaque na programação, seguida de uma animada oficina de dança com ritmos como forró, funk e seresta.
No período da tarde, o evento seguiu com mais atendimentos na área da saúde, incluindo a presença de ginecologista e realização de exames preventivos. Também aconteceram oficinas de educação e lazer para as crianças, além de apresentações culturais, como a performance de Elenice Gama e a aguardada apresentação das Caixeiras do Divino, encerrando o evento com um toque especial da cultura maranhense.
Durante todo foi realizada a feira com produtos da agricultura familiar local e economia criativa
Sobre o Agenda Comunidade Voa Maracanã
O IV Agenda Comunidade é uma realização do projeto Voa Maracanã, uma iniciativa da Vale, implementada pelo Instituto Formação em parceria com a Embrapa. O projeto busca melhorar a qualidade de vida de mais de 1800 pessoas em comunidades rurais do Maracanã, promovendo o desenvolvimento local, fortalecendo as políticas públicas e valorizando a cultura local.