O bairro do Maracanã, zona rural de São Luís sediou no último sábado, a 1ª Feira de Arte e Cultura do Maracanã. O evento realizado no espaço do Viva Maracanã, teve como objetivo promover e valorizar a produção artística local por meio de uma programação diversificada, que incluiu oficinas, apresentações culturais e uma feira de produtos regionais.
A programação teve início com a feira do circuito produtivo, um espaço voltado para a comercialização de artesanatos e produtos locais. Paralelamente, foram realizadas atividades para o público infantil, como uma sessão de filmes e uma oficina de pintura. Durante a tarde, também ocorreram oficinas culturais abertas ao público, com destaque para as atividades de bordado, percussão e ritmos maranhenses. Na sequência, grupos tradicionais da região se apresentaram aos participantes, entre eles o grupo Juçara com Farinha, a Dança Portuguesa Arte e Brilho de Lisboa e o Boi de Itapera.
A feira é uma realização do projeto Voa Maracanã, que atua no mapeamento e fortalecimento da produção cultural do território. Atualmente, o projeto já cadastrou 36 produtores de arte e cultura, entre grupos e artistas individuais, sendo que 11 deles participam diretamente da programação desta edição.
Sobre o Voa Maracanã
O Voa Maracanã é uma iniciativa da Vale, implementada pelo Instituto Formação em parceria com a Embrapa. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de mais de 1.800 moradores de comunidades rurais do Maracanã, promovendo o fortalecimento de políticas públicas, o desenvolvimento local e a valorização da cultura regional.