Projeto Voa Maracanã promove Natal Solidário com serviços e atividades para a comunidade

Evento realizado no Parque da Juçara, no bairro Maracanã, marcou o encerramento do primeiro ano do projeto.

O projeto Voa Maracanã realizou no último dia 20 de dezembro, das 8h às 17h, no Parque da Juçara, bairro do Maracanã, uma festa de Natal solidário para a comunidade. O evento, que marcou o encerramento do primeiro ano do projeto, contou com uma série de atividades gratuitas, como serviços de saúde, assistência social, educação, esportes, oficinas, apresentações culturais, além de uma feira de agricultura familiar e economia criativa.

A Agenda Comunidade, como é denominada a ação, tem como objetivo promover políticas públicas intersetoriais para o território, potencializar a cultura local e atender às demandas das famílias beneficiárias pelo projeto Voa Maracanã, assim como de outras famílias da comunidade.

Desde a primeira edição, em junho deste ano, a Agenda Comunidade tem se consolidado como um espaço de encontro, troca de experiências e acesso a serviços essenciais. Na segunda edição, em novembro, a temática da Consciência Negra trouxe um olhar especial para a cultura e a história do povo negro. 

Para essa nova edição a proposta foi oferecer uma programação diversificada, com a realização de uma série de serviços e atividades para todas as idades e interesses, tais como:

  • *Saúde:* aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos e autoteste HIV, vacinação, consulta médica;
  • *Assistência Social:* atualização de CadÚnico e serviços da SEMEPED sobre laudo caracterizador para PCDs;
  • *Atividades lúdicas para crianças:* esportes, contação de histórias e brincadeiras;
  • *Cultura:* apresentações de capoeira, oficinas e atividades natalinas;
  • *Feira de agricultura familiar e economia criativa:* venda de produtos locais e artesanato;

Sobre o Voa Maracanã

O projeto Voa Maracanã, uma iniciativa da Vale, implementado pelo Instituto Formação em parceria com a Embrapa, busca melhorar a qualidade de vida de mais de 1800 pessoas em comunidades rurais do Maracanã. Através de ações como a Agenda Comunidade, o projeto promove o desenvolvimento local, fortalece as políticas públicas e valoriza a cultura local.