3ª edição do Cazumbada reuniu organizações nacionais e internacionais para discutir filantropia comunitária e desenvolvimento local na Baixada Maranhense
Entre os dias 03 e 06 de dezembro de 2024, a Baixada Maranhense foi palco da terceira edição do Cazumbada: Territórios educativos, chacoalhando o desenvolvimento. O evento, organizado pelo Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB) e o Instituto Comunitário Baixada Maranhense (Baixada) reuniu representantes de organizações nacionais e internacionais para um mergulho profundo na cultura local e nas discussões sobre filantropia comunitária, a exemplo da Casa Fluminense, GIFE, e o CivSource Africa. Ao todo, foram 20 organizações sem fins-lucrativos, nacionais e internacionais e mais de 60 intercambistas.
Sobre o Cazumbada
O nome do encontro Cazumbada vem de Cazumbá, personagem muito marcante do folclore da Baixada Maranhense. Criado a partir de anos de reflexão sobre os desafios do desenvolvimento regional, o evento será um espaço de trocas e aprendizados, onde os participantes poderão vivenciar experiências únicas no território, que vai de São Luís e passa por cinco municípios da Baixada Maranhense. A programação incluiu um café temático sobre desenvolvimento territorial no Porto do Cujupe, visitas imersivas à Comunidade Quilombola Santa Rosa dos Pretos e à comunidade de Olho D’Água dos Gomes, além de noites culturais marcadas pela Feira do Circuito Produtivo, que celebra a riqueza produtiva e artística da região. O encerramento trouxe reflexões sobre o papel da juventude e da filantropia comunitária no desenvolvimento sustentável da Baixada.
A importância do Cazumbada para o Maranhão
O Cazumbada é um dos maiores eventos sobre filantropia comunitária existentes no Brasil. É pioneiro no estado do Maranhão um evento de tamanho porte para debater filantropia. Especialmente para a Baixada Maranhense, proporciona um espaço único para o fortalecimento da filantropia comunitária e o desenvolvimento local, a partir da vivência dos próprios investidores nesse território. Com foco na valorização das culturas locais e na construção de redes de colaboração, o Cazumbada não só amplia a visibilidade da região, mas também cria um ambiente propício para a implementação de projetos que promovem a justiça social, o desenvolvimento econômico e a cidadania ativa, deixando um legado de transformação para as comunidades e para o estado como um todo, e principalmente, colocando a região no radar dos principais fundos de financiamento comunitário do mundo.
*Programação do Cazumbada 2024*
Durante os quatro dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de se engajar em diversas atividades que promovem o aprendizado mútuo e o fortalecimento da filantropia voltada para as comunidades. A abertura das atividades foi um jantar, oferecido no Museu da Reffsa, localizado na capital do estado, São Luís.
Sobre o Formação
O Formação – Centro de Apoio à Educação Básica é uma organização não governamental maranhense que trabalha com educação integral integrada ao desenvolvimento territorial. Em 2003, iniciou na Baixada Maranhense uma ampla articulação para promover o desenvolvimento territorial sustentável, fomentando diálogos, projetos e a criação de uma organização local capaz de captar recursos e valorizar as pessoas e potencialidades do território.
Sobre o Instituto Comunitário Baixada
Desde 2009, o Instituto Baixada promove encontros regionais para identificar prioridades de investimento na região, sempre com o objetivo de construir uma agenda de trabalho colaborativa e alinhada às reais necessidades locais. Com o Cazumbada, a iniciativa expande horizontes, convidando parceiros de dentro e fora do território para vivenciar práticas solidárias e fortalecendo os laços que sustentam a filantropia comunitária.