O Projeto Voa Maracanã, de iniciativa da Vale e implementado pelo Formação – Centro de Apoio à Educação Básica (Instituto Formação), realiza no dia 27 de julho (sábado), das 9h às 17h, na Nova Quadra do Residencial Amendoeiras (Maracanã – São Luís), o evento Agenda Comunidade que pretende fortalecer e integrar a comunidade local com políticas públicas intersetoriais e projetos esportivos, educacionais, ambientais e culturais desenvolvidos no território.
A ação faz parte das estratégias de acompanhamento familiar multidimensional do projeto “Voa Maracanã”. 500 famílias do território rural do Maracanã, com apoio das lideranças comunitárias locais, foram mapeadas e a partir da construção da linha de base dessas famílias têm sido possível identificar as suas principais demandas em relação às políticas de saúde, educação, assistência e temas como saneamento, água e nutrição.
O público principal são as 500 famílias participantes do projeto Voa Maracanã, além de moradores do Residencial Amendoeiras, região onde acontecerá o evento. Profissionais do Instituto Formação, representantes da Vale, bem como demais parceiros institucionais, agricultores e empreendedores locais também estarão presentes no evento.
O principal objetivo do “Voa Maracanã – Agenda Comunidade” é impulsionar o desenvolvimento orgânico, o atendimento de demandas das famílias e fortalecer as potencialidades e políticas públicas locais. Através dessas ações integradas e intersetoriais, o projeto busca melhorar os indicadores positivos, contribuir para zerar os negativos e ampliar o acesso da comunidade às políticas públicas.
A programação é extensa e reúne diversas atividades que ocorrerão ao longo do dia. Feirinha da Agricultura Familiar e Economia Criativa, palestras, oficinas artísticas, roda de literatura e atendimentos sociais, como a atualização do CadÚnico, são algumas dessas atividades. Saúde, educação, cultura, esporte e tecnologia são eixos que integram a programação distribuída em mais de dez estações no local.
Como ato de encerramento da programação, terá a apresentação do “Boi de Maracanã” – um dos grupos mais importantes do estado do Maranhão com mais de 50 anos de atuação.
A estimativa é que um total de 2 mil pessoas participem da ação ao longo de todo o dia.
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) e Formação Faculdade Integrada (FFI) são algumas das instituições parceiras que estarão presentes com atividades durante a ação.
VOA MARACANÃ
O Voa Maracanã é um projeto, oriundo da Agenda Comunidade, que possui a iniciativa da Vale do Brasil e a implementação do Instituto Formação. A Embrapa Cocais (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) também é parceira no eixo das Tecnologias.
A proposta tem como objetivo conectar 500 famílias em comunidades rurais do Maracanã e adjacências para que possam melhorar suas vidas de forma integral nos campos da educação, saúde, renda, nutrição, cultura e lazer.
Serão realizadas ações socioassistenciais, educativas e de inclusão produtiva, em articulação com a Prefeitura, outros órgãos governamentais e organizações da sociedade – contribuindo diretamente para que 500 famílias possam melhorar sua realidade com aplicação do método de Acompanhamento Familiar Multidimensional.
O projeto valorizará a produção local, apostando na troca entre o saber local e as tecnologias desenvolvidas por universidades e empresas de fomento, antenado com um modo mais orgânico de produção, que agregue o valor do processo e de ancestralidade, sem perder de vista as mudanças advindas da IV Revolução Industrial, que introduzem novas tecnologias na vida das pessoas.
AGENDA COMUNIDADE
Programa do Grupo Formação (Instituto Formação, Formação Faculdade Integrada e Instituto Maranhão Amazônia de Ensino Superior) que visa fortalecer as ações orgânicas e políticas públicas de comunidades de territórios amazônicos, tradicionais, rurais, históricos e da periferia urbana.
A ideia desse Programa é realizar conjuntos integrados de projetos que visem melhorias de indicadores sociais e econômicos dessas comunidades. Ações voltadas para o desenvolvimento comunitário: desde Programas de Formação de Lideranças até Planejamento estratégico de comunidades, e projetos realizados nas comunidades a partir de uma gestão compartilhada.
Esse conjunto de projetos é implementado por três incubadoras: Incubadora de Negócios e Startups, Incubadora de Artes, Mídias e Novas Tecnologias e Incubadora de Esporte e Cidadania.