Mestrado no Paraguai: Instituto Formação e FFI investem na qualificação acadêmica da equipe de docentes para graduação em Educação Física

“No Instituto Formação eu consigo evoluir”, essa é a fala de Andreia Silva, uma das seis profissionais da Incubadora de Esportes e Cidadania que embarcaram na última semana, 5 e 6 de julho, para iniciar o mestrado em Ciências da Educação na Universidad Autónoma de Asunción, no Paraguai. A iniciativa tem o apoio do Instituto Formação e da Formação Faculdade Integrada que estão custeando as bolsas de estudos e despesas durante as aulas presenciais no país vizinho.

As profissionais Andreia Silva, Edlene Martins, Edna Santos, Indrydh França, Maria Borges e Marianne Serra iniciaram o mestrado em Ciências da Educação que terá a duração de dois anos em formato híbrido, com aulas presenciais no Paraguai, nos meses de julho e janeiro. 

De acordo com Regina Cabral, diretora do Grupo Formação, investir em pessoas que transformam realidades é um dos lemas da Instituição.  “Isso se refere também aos seus profissionais. Por isso temos um programa de pós-graduação e intercâmbios muito forte na organização. De 2003 a 2010, por exemplo, investimos em cursos de especialização para gestores municipais da Baixada Maranhense e em programas de formação para jovens dos Fóruns da Juventude. Sempre possibilitando também que nossa equipe de profissionais tivessem as mesmas oportunidades de crescimento” destacou a diretora, acrescentando que “acreditamos que o deslocamento das pessoas de seus lugares permite enxergar possibilidades novas, expandir saberes e fazeres.”

Mais de 2 mil pessoas já foram beneficiadas com os programas e intercâmbios fomentados pelo Grupo Formação. Andreia Silva é uma dessas pessoas contempladas . “O mestrado aqui no Paraguai é uma oportunidade transformadora, porque vai me permitir evoluir como profissional e como pessoa. O apoio que o Formação tem nos dado é um incentivo a mais para meu desenvolvimento acadêmico. É muito gratificante fazer parte de uma Instituição que apoia e incentiva nosso crescimento profissional. Fico muito feliz em fazer parte dessa equipe que não me deixa estagnar. No Instituto Formação eu consigo evoluir”, conclui.

A parceria do Instituto Formação com a Universidad Autónoma de Asunción é uma iniciativa realizada desde 2023 com o investimento na qualificação acadêmica da professora Luciana Serrão que iniciou o mestrado no último ano e agora retorna ao Paraguai para dar continuidade ao segundo módulo da capacitação.