Com o intuito de oferecer aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas, o Instituto Formação realiza lançamento do Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer (NUCEL) no Centro Histórico de São Luís
O objetivo do Festival de Esportes Educativos é garantir o acesso à prática esportiva a crianças e adolescentes de regiões rurais e periféricas. (Crédito: Vanessa de Paula)
O Instituto Formação, por meio da Incubadora de Esporte e Cidadania, realiza neste sábado, 6 de agosto, das 7h às 11h30, o Festival de Esportes Educativos. Durante o evento, serão lançados três projetos esportivos que devem impactar mais de 200 crianças e adolescentes em comunidades rurais e periféricas. A proposta é oferecer aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas, desde esportes radicais como skate e bicicross, até incentivar a prática atlética e olímpica.
Os projetos “Pernas Pra Que Te Quero”, “Manobra com Educação – A Rua Ensina” e “Olimpíadas do Brincar ao Jogar” fazem parte das iniciativas da instituição em promover o acesso à prática esportiva em regiões maranhenses sem ou com pouco investimento em políticas públicas para a juventude. A proposta é realizada através da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do Ministério da Cidadania e da Vale e conta com o apoio da União de Moradores do Centro Histórico e da Fundação da Memória Republicana – Convento das Mercês.
A iniciativa também propõe a inclusão e maior participação feminina na prática esportiva. O projeto Manobras com Educação pretende beneficiar 60 meninas com aulas gratuitas de skate. Uma das monitoras da oficina, Drycka Diniz, acredita que o projeto é um ponto de partida para ampliar a prática e acessibilidade no esporte. “É importante para meninas e mulheres entenderem que podem ocupar qualquer espaço que quiserem e abrirem a mente para compreender que o skate não é só para meninos ou homens, é para todos”, garante.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente nesta sexta-feira, 5 de agosto, das 14h às 17h, na Recepção do Convento das Mercês, no Centro Histórico.
Confira a programação completa no Instagram do Instituto Formação: @formacaoma.
Conheça os projetos
Pernas Pra Que Te Quero. é um projeto de atletismo que desenvolve atividades como corridas, corridas com obstáculos, saltos, lançamento de martelo e dardo.
Manobra com Educação – a rua ensina é um projeto de skate e bicicross que, nesta edição está voltado, principalmente, ao público feminino, a fim de garantir a inclusão na prática esportiva.
Olimpíadas do Brincar ao Jogar é um projeto de esportes olímpicos que promove atividades como futebol, vôlei, handebol, basquete, badminton e jogos populares.
NUCEL
Os Núcleos Comunitários de Esporte e Lazer são uma tecnologia social do Instituto Formação desenvolvida desde 2010. Já foram implantados mais de 20 núcleos em 10 cidades da Baixada Maranhenses e três em São Luís.
O objetivo é estruturar espaços alternativos de disseminação de esportes (olímpicos, futebol e outros) para crianças, adolescentes e jovens, estudantes de escolas públicas, na perspectiva do esporte educativo, inserindo à prática esportiva a construção de regras, reflexões de temáticas e avaliação.
Para a coordenadora da Incubadora de Esportes e Cidadania, Marianne Serra, projetos como esses são fundamentais na garantia ao direito à prática esportiva. “Não se pode negar avanços existentes nas duas últimas décadas, mas, ainda existe um longo caminho de lutas e conquistas a percorrer. E nesse caminho, o Formação tem sonhado, realizado e construído algumas referências, metodologias e tecnologias que podem ser adotadas, como é o caso do NUCEL”, afirma.
O evento é aberto ao público e toda a comunidade pode participar.