Praça das Mercês, no Centro Histórico, recebe neste sábado (16), das 7h às 18h, evento esportivo que irá reunir cerca de 300 meninos e meninas e pessoas de todas as idades em torno de uma interativa prática inclusiva de futebol
Quando se pensa em futebol, é comum vir a mente os jogos dos grandes times brasileiros e internacionais, os craques da Copa do Mundo e de outros campeonatos do exterior: O futebol de rendimento, o futebol arte. No entanto, como toda prática esportiva, quem começa a praticá-la, boa parte das vezes, começa no campo do bairro, na rua, no jogo de travinha, na escola. O futebol faz parte da cultura brasileira e é preferência nacional.
Mas quando relacionamos essa paixão mundial a valores sociais, interatividade, à cultura da paz e a outras formas de se jogar futebol? O resultado é a metodologia Futebol 3, quando meninos e meninas jogam juntos, pessoas de várias faixas etárias, e acordos são construídos coletivamente, proporcionando que a finalidade do jogo não seja tão exclusivamente vencer, mas se divertir e todos e todas interagirem por meio de uma partida de futebol mais inclusiva.
O Festival Futebol 3 surge com essa proposta, de por meio da interatividade e inclusão reunir os participantes em torno do Futebol 3 e a metodologia dos três tempos e promover essa outra maneira de se jogar o bom e velho futebol. O Festival é uma realização do Instituto Formação, por meio da Incubadora de Esportes e Cidadania. “A Incubadora de Esportes e Cidadania realiza projetos, programas, pesquisas e atividades que associam esporte e cidadania, esporte e desenvolvimento. A ação de sábado é um Festival que acontecerá com equipes formadas por meninos e meninas ao mesmo tempo, em jogos de três tempos. O 1° tempo é a construção dos acordos/regras, no 2º tempo será o jogo de meninos e meninas, e, finalizando, no 3º tempo acontece a avaliação coletiva dos participantes, quando conferem se as regras, os acordos foram cumpridos”, esclarece Marianne Serra, coordenadora da Incubadora de Esportes e Cidadania.
As inscrições para participar do festival aconteceram na quinta-feira (14), na recepção do Convento das Mercês e foram gratuitas, para pessoas de todas idades e bairros. A comunidade do Desterro/Centro Histórico abraçou o evento, que conta com a parceria da Associação dos Moradores do Centro Histórico e da Fundação da Memória Republicana – Convento das Mercês e acontece na Praça das Mercês, novo equipamento de lazer da cidade, e o cenário das áreas dos jogos onde todos vão vivenciar a metodologia Futebol 3. O público pode comparecer e conferir de perto os jogos.
Essa é a primeira vez que Ana Beatriz Rodrigues, mediadora da Incubadora de Esporte e Cidadania, participa de um Festival de Futebol 3. “A metodologia do Futebol 3 é nova para mim. Eu praticamente não conhecia. Aprendendo, estudando, percebi que podemos desenvolver vários aspectos do ser humano. Aspectos sociais, emocionais, entre outros. Eu vou ajudar os coordenadores na execução das oficinas. Está sendo um grande aprendizado para mim.”, diz a jovem estudante do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A estimativa é que cerca de cerca de 300 pessoas participem do Festival. Estarão presentes crianças, jovens e adultos do Centro Histórico, de bairros da periferia e da zona rural de São Luís e de São José de Ribamar.
Histórico
Há quase duas décadas, o Instituto Formação vem fomentando esta prática esportiva no estado, já tendo levado adolescentes e jovens maranhenses a festivais, encontros e intercâmbios nacionais e internacionais. “O Formação conheceu a metodologia do Futebol 3, em 2003. Naquele momento chamava-se Futebol Callejero ou Futebol de Rua. A América Latina é a região que mais fortemente usa a metodologia que surgiu na Colômbia por pesquisadores locais, muito focada em uma aprendizagem de paz entre os jovens daquela região por meio do futebol”, conta Diane Pereira Sousa, uma das diretoras do Instituto Formação, que ingressou no terceiro setor por meio das atividades relacionadas ao Futebol 3.
A Baixada Maranhense foi pioneira na utilização da metodologia do Futebol 3 no Nordeste, com muitos jovens formados na metodologia. “A gente participa, desde 2005, de todas as edições do Festival For Hope, evento futebolístico realizado pela FIFA, paralelo à Copa do Mundo, por sua área de responsabilidade social. As organizações que trabalham com Futebol 3 vão com suas equipes para poder jogar nesta copa. Eu, particularmente, tenho uma vivência desta metodologia, e por causa dela cheguei até aqui. Comecei em 2007, em São Bento, como adolescente que participava das formações que o Instituto Formação fazia no grupo de esporte. Comecei a me envolver, fui jogadora, mediadora, compus uma equipe internacional para jogar no Sul Americano de Futebol de Rua, no Chile, em 2008, fui mediadora do Festival For Hope, em 2010, na África do Sul. De lá pra cá, criamos a Incubadora de Esportes e Cidadania e comecei a desenvolver diversas atividades, a partir das vivências que eu tive com Futebol 3.”, recorda Diane.
Programação
7h – Roda de conversa (Apresentação da Metodologia do Futebol 3 e direcionamento para prática)
8h – Divisão das Equipes nos espaços das práticas
8:45h – Vivência com Futebol 3
Etapa 1: Desenvolvimento das atividades com a metodologia das partidas em três tempos
1 º Tempo
2º Tempo
3º Tempo
9:15h – Intervalo para hidratação
Etapa 2: Desenvolvimento das atividades (continuidade dos jogos)
11:30h – 15:30h – Intervalo – Almoço
15h – Divisão das Equipes
– Chaveamento
– Definir tempo de cada time
16h – Jogos
18h – Premiação
Serviço
O quê: Festival Futebol 3
Onde: NUCEL (Núcleo de Esportes e Lazer) Centro Histórico – Praça das Mercês – Av. Beira-Mar /Centro Histórico
Quando: 16/07, de 7h às 18h
Público: Meninos e meninas, crianças, adolescentes, jovens, adultos. Todos podem participar.
Informações: (98) 98530-8417/Assessoria de Comunicação: (98) 98461-2399.
Evento gratuito.
Concepção e Realização:
Instituto Formação
Incubadora de Esporte e Cidadania
Parceria:
Fundação Memória Republicana – Convento das Mercês.
Associação de Moradores do Centro Histórico.
Apoio:
FFI – Formação Faculdade Integrada.
Fundação Fifa – Programa Comunitário 2022