Previous Próximo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Banner site Incubadora esportes ...
Cartilha ...
Conheça o Parque Agroecológico ...

MARANIME é reconhecido como iniciativa cultura de destaque

  • PDF

O projeto MARANIME – Festival Maranhense de Animação concebido e coordenado pelo Instituto Formação desde 2009 foi reconhecido como uma das quarenta iniciativas culturais de destaque em São Luís, que receberam no ano passado o prêmio Ponto de Cultura da capital maranhense, concedido pela Prefeitura Municipal de São Luís, em convênio com o Ministério da Cultura.

Os Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva (PNVC).

O MARANIME tem a proposta de consolidar um circuito de produção e exibição de filmes de animações maranhenses, visando democratizar a cultura audiovisual em comunidades que apresentam baixos indicadores sociais, a partir da disseminação da Cultura audiovisual em escolas públicas do estado e da realização do Festival Maranhense de Animação.

A iniciativa nasceu em 2010, a partir da realização de oficinas de animação em comunidades e escolas públicas de São Luís e outras dez cidades maranhenses. De lá pra cá foram envolvidos cerca de 8000 crianças, adolescentes e jovens em atividades de animação, detalhada da seguinte forma:

Oficinas de animação em escolas – 1200 participantes

Mostras Itinerantes – 3150 espectadores

Festivais de Animação – 4100 espectadores

Além disso, foram produzidos 116 curtas de animação, a maioria deles publicado em DVDs distribuídos em escolas, organizações sociais e comunidades envolvidas. Grande parte desse acervo foi produzido por alunos de escolas públicas de São Luís, potencializado a produção de bens culturais na cidade.

A premiação concedida ao Instituto Formação será utilizada para o desenvolvimento de uma agenda de atividades MARANIME nas Escolas com a montagem de um calendário de oficinas e mostras de animação a ser desenvolvido em instituições públicas de ensino.

As atividades nas escolas consistirão na realização de uma oficina (12h) e uma mostra (3h) em cada uma das UEBs abrangidas pela proposta. A carga horária total de atividades por escola será de 15 horas. A atividade acontecerá durante uma semana inteira, sempre no contraturno dos estudantes. Pretende-se com essa ação produzir 20 animações, sendo uma por escola.

A definição das escolas será feita mediante diálogo com a SEMED São Luís, sendo que pretende-se envolver dentro dessa rede, escolas da periferia e zona rural de São Luís. Após essa definição e uma reunião com os gestores das unidades de ensino básico, haverá uma mobilização prévia em cada espaço para promover a inscrição dos alunos que irão participar das oficinas de reaplicação. A definição dos participantes será feita a partir de critérios estabelecidos entre a equipe do projeto e a escola.

Ao fim do calendário de oficinas e mostras itinerantes nas escolas, far-se-á a publicação dos trabalhos em DVD a ser distribuído, conforme plano de distribuição abaixo. A produção do DVD também será custeada por esse recurso. As animações produzidas nas escolas comporão o acervo do 4º Festival Maranhense de Animação, cuja realização está garantida, mas se buscará recursos junto a outros apoiadores para a sua realização plena. O projeto está inscrito na Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Última atualização em Sex, 19 de Maio de 2017 12:45

MULTIMÍDIAS

Parceiros

You are here formação.org.br