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CEMP

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CENTROS DE ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – PONTOS DE DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIO

Maria Regina Martins Cabral

Histórico

O CEMP (Centro de Ensino Médio e Profissionalizante) – considerado ponto de desenvolvimento de território com baixos índices de desenvolvimento humano tem como objetivo principal melhorar a realidade sócio-econômica e cultural de adolescentes e jovens pobres, residentes na zona rural e nas periferias de cidades da Baixada Maranhense – território rural de identidade e da cidadania dos Campos e Lagos.

Esse projeto tem a seguinte cronologia:

2003 – Realização de pesquisa sobre Ensino Médio e Educação Profissional da Juventude no Maranhão – concebida e elaborada pelo Instituto Formação e apoio do UNICEF.

2003 – I Encontro de Políticas públicas e Juventude – para apresentação de resultados da pesquisa.

2004 – Criação do 1º CEMP no município de São Bento, a partir das constatações da pesquisa e por demanda do Prefeito Municipal da cidade de São Bento.

2004 - II Encontro de Políticas Públicas e Juventude – socialização da experiência de criação de cursos de nível médio e profissional do CEMP de São Bento;

2005 – a partir da socialização da experiência implantação do CEMP em Palmeirândia.

2005 – Realização do III Encontro de Políticas Públicas e Juventude.

2006 – Implantação do CEMP nos municípios de: Arari, Matinha, Olinda Nova, São João Batista e São Vicente Férrer.

2006 – Realização do IV Encontro de Políticas Públicas e Juventude.

2007 – Realização do I Seminário sobre os CEMP.

2008 – Realização do V Encontro de Políticas Públicas e Juventude e estadualização dos primeiros CEMP.

2009 – Continuidade da estadualização dos CEMP e II Seminário sobre os CEMP.

2010 – Conferências de Educação.

2011        – VI Encontro de Políticas Públicas e Juventude.

 

Em 2007 a experiência foi apresentada em Congresso Internacional de Ensino Médio, realizado na Argentina.

Em 2008, a experiência do CEMP foi apresentada em workshop organizado pela UNESCO, em Brasília e está em livro a ser editado por essa organização, sobre Ensino Médio Integral.

Em 2010 foi pesquisada pelo UNESCO para ser uma das referências de ensino médio para o país.

Ainda em 2010 ela foi replicada em evento ocorrido no Rio de Janeiro, no mês de fevereiro, para 1.500 professores de ensino médio de todo país.

 

Metodologia de trabalho

Concepção inovadora de  escola  que   se   constrói no dia-a-dia, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão.

Projeto que valoriza o potencial produtivo da  região, acreditando que a formação universal e profissional deve estar voltada não apenas para que se ocupe os novos postos que surgem na sociedade capitalista, mas que se pense formas de desenvolver lugares onde uma indústria e o grande comércio não chega. Da mesma forma que é importante filosofarmos sobre o mundo mais justo, é fundamental olharmos para todos os lados e sabermos pensar soluções concretas para resolução de problemas e, para que isso ocorra, necessitamos de  conhecimento sistematicamente atualizado.

Fomento de desenvolvimento de idéias de jovens, aplicando conhecimento aprendido na realidade vivida.

Processo      de     formação permanente  dos    professores     e gestores permanente.

Gestão participativa nos âmbitos: financeiro, administrativo e pedagógico, de forma articulada e contextualizada

Formação da juventude para o desenvolvimento sustentável e a participação crítica.

 

Cursos e alunos matriculados quando todos os Centros eram municipais e foram visitados pelo MEC:


SITUAÇÃO ATUAL

Apesar de toda a credibilidade do  projeto, pelo seu êxito já materializado entre 2004 e 2008 e pelo potencial que apresenta, caso utilizado como estratégia para o desenvolvimento do Estado, o mesmo ainda não foi compreendido pelo Governo do Estado como uma proposta a ser adotada. Assim sendo, não tem sido direcionados recursos do ensino médio para as escolas municipais e os Centros estadualizados tiveram seu projeto educativo modificado.

O CEMP de São Bento (municipal) mantém uma estrutura e seu projeto educativo necessita de recursos para avançar ainda mais nas inovações e aplicação do projeto estruturante.

Última atualização em Dom, 25 de Setembro de 2011 04:48

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