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sexta-feira, 25 - abril - 2025

Resumo de Projetos
PROJETOS

SELO UNICEF2021-2024

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.

O Formação é parceiro implementador do Selo Unicef no Maranhão.

ASSESSORIAS ASECRETARIAS DE EDUCAÇÃO

Desde sua origem, FCAEB assessora Secretarias de Educação em programas de formação de professores, técnicos e gestores, revisão de currículo e currículo mínimo, projetos de educação integral, EJA profissionalizante, organização de sistemas de educação, produção de material didático complementar, organização de projetos lúdicos de esporte e cultura, organização de espaços como bibliotecas, salas de leitura, salas de acolhimento.

Em 2021, teve as seguintes parcerias/assessorias:

• SEDUC, na elaboração da Coleção Maralfa e produção de guias metodológicos para professores alfabetizadores e de educação infantil; e intercâmbios com a Alemanha;
• SEDUC, na implantação do Projeto Olimpíadas do Brincar ao Jogar e SEMED SJR, na concepção do NDI e na assessoria à Secretaria de Educação;
• SEMED Paço do Lumiar, na implantação do Projeto Olimpíadas do Brincar ao Jogar – com formação de professores e festival online;
• SEMED – São Luís, com projetos diversos; SEMED Palmeirândia – com oferta de cursos profissionalizantes;
• SEMED São Bento – com oferta de cursos profissionalizantes;
• SEMED Peri Mirim – com oferta de cursos profissionalizantes.

OLIMPÍADAS DOBRINCAR AO JOGAR (POBJ)

O POBJ está na sua IV Edição. É um projeto que se tornou uma tecnologia do Formação, concebido em 2015. Tem como objetivo articular e adaptar jogos e brincadeiras, nas modalidades olímpica e tradicional, para o trabalho com crianças, adolescentes e jovens, por dentro e por fora das escolas. O projeto é materializado via a instalação de NUCEL – Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer em escolas públicas e em comunidades. O Projeto já teve os seguintes apoiadores/patrocinadores: Criança Esperança, Instituto Alcoa, Vale (Lei de Incentivo ao Esporte – Governo Federal).

Em 2022, com patrocínio da Vale, pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.

MANOBRA COM EDUCAÇÃO:A RUA ENSINA

Este projeto foi concebido em 2021 e tem como objetivo fomentar, para meninas (crianças e adolescentes) estudantes de escolas púbicas experiências esportivas de esporte de rua: skate e bicicross.

Em 2022, com patrocínio da Vale, pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.

PERNAS PRA QUE TE QUERO

Este projeto foi concebido em 2021 e tem como objetivo fomentar o atletismo em comunidades quilombolas do Maranhão.

Em 2022, com patrocínio da Vale, pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal.

CAPACITACAÇÃO DE JOVENS MEDIADORES NO NUCEL ALEGRIA

Esse projeto faz parte das metodologias desenvolvidas por FCAEB, desde 2006. Será um projeto desenvolvido em São Luís, no NUCEL Alegria, Maracanã. Serão realizadas oficinas de mediação para a prática do futebol, com atividades práticas em quadra móvel e fixa.

Projeto apoiado pela Fundação FIFA.

  • Adolescentes Mobilizados – reaplicando metodologias desenvolvidas no Conjunto Integrado de Projetos (CIP) Jovem Cidadão em mais de sessenta cidades maranhenses e espalhando-as por outros estados do Norte.
  • Adolescentes Mobilizados na Amazônia.
  • Arte e Cultura na Estação Conhecimento de Arari.
  • Assessoria à implantação de Sistemas Municipais de Educação de diversas Secretarias de Educação.
  • Assessoria ao Portal da Educação da Baixada Maranhense – rica experiência de gestão compartilhada.
  • Assessoria em processos de discussão e elaboração de projetos educativos de escolas, de gestão escolar e de propostas curriculares, por solicitação de diversas secretarias de educação.
  • Baixadanime – estimulando os jovens da Baixada Maranhense a produzirem animações em diferentes linguagens: stopmotion, pixilation, 2D, 3D.
  • BOLAÇÂO – metodologia sistematizada para o trabalho com esporte desde a Educação Infantil.
  • Caravanas de Futebol de Rua, apoiadas pela FIFA – Football For Hope.
  • Centrais de Atendimento.
  • Centrais Móveis de Mídias Alternativas.
  • Centros de Ensino Médio e Educação Profissional (CEMP) – escolas pontos de desenvolvimento de território (E-PDT), considerados como umas das experiências exitosas de Ensino Médio Integrado, reconhecida pelo UNICEF Brasil e, em 2019, considerada entre as cem melhores do mundo, pela organização HUNDRed.
  • Cia Intergeracional – que materializa a metodologia de reaplicação de conhecimentos apreendidos pelos jovens, com idosos.
  • CIP Jovem Cidadão, pelo qual foram operacionalizadas estratégias variadas de mobilização e organização da juventude na Baixada Maranhense, reaplicadas por outras organizações brasileiras e de outros países e que gerou a criação de mais de 20 novas organizações no TR Campos e Lagos: Associação de Desenvolvimento Social (ADS), Fóruns da Juventude, Cias de Teatro, Instituto Ludens de Esporte Educativo, Agências de Comunicação, entre outras.
  • Comunidade Limpa – Ação de Todos – projeto de sensibilização para os cuidados com a água e os resíduos.
  • Comunidades Produtivas – permanente incubação de ideias de projetos de comunidades.
  • Concepção de projetos de condomínios rurais e de ecomoradias.
  • Concepção e coordenação de projetos de agricultura familiar.
  • Dinamização do TR Campos e Lagos, iniciado com o CIP Jovem Cidadão e prosseguido com projetos de dinamização econômica, apoiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
  • Diretrizes em Ação na Educação Infantil, em são Luís, Baixada Maranhense e Região Tocantina.
  • EJA Profissionalizante – que articulou o conhecimento do trabalhador rural a processos de elevação de aprendizagem geral e profissional – implantado na Baixada Maranhense pelas Secretarias de Educação, via organização dos mesmos pelo Portal da Educação da Baixada.
  • Elaboração do Projeto “Vale Cidadania”, a pedido da Vale.
  • Elaboração e execução da Pesquisa “Ensino Médio e Profissionalizante no Maranhão: Delineando Perfil e Ressignificando os Cursos com a Participação de Adolescentes.
  • Elaboração e execução do Projeto “Jovens Caseiros”.
  • Elaboração, negociação e assessoria ao projeto “Construindo Arte na Zona Rural de Vargem Grande”, apoiado pela W. W. Kellogg Foundation.
  • Escola de Mediação – estimulando práticas de mediadores em esportes educativos (multimodalidades) em estados do Nordeste Brasileiro.
  • Feiras do Circuito Produtivo que dinamizou o processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar no TR Campos e Lagos e gerou o projeto das Feiras do Território.
  • Filma “Nois”.
  • Fomento e fortalecimento de organizações sociais na Baixada Maranhense.
  • Formação de adolescentes e jovens nas áreas das artes, comunicação e dos esportes.
  • Formação de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas.
  • Futebol de Rua em Redes – que disseminou práticas de esportes educativos, de modo particular o futebol desenvolvido em três tempos e de forma mista – fomentou a Rede Nordeste de Futebol de Rua.
  • Hip Hop – Projeto na UEb Mons. Frederico Chaves com SEMED São Luis.
  • Hortas Urbanas – Projeto demonstrativo do uso do resíduo orgânico.
  • Ilha em Edição, pelo MINC.
  • Implantação de cursos de agroecologia e de gestão ambiental.
  • Incubação de Projetos.
  • Juventude, Esporte e Ação, pela lei incentivo do Estado e apoiado pelo Grupo Mateus.
  • Laboratório Maranime.
  • Manobra com Educação
  • Maranime I, II e III ( linguagens: stopmotion, pixilation, 2D, 3D).
  • MEDIAção – articulando esportes e mídias alternativas.
  • Mulheres Empreendedoras, com Consulado da Mulher.
  • Noutro Turno – experiência de educação integral com escolas públicas na Baixada Maranhense, desenvolvida em ação com os Fóruns da Juventude. Este projeto materializa a metodologia do Instituto Formação de reaplicação de conhecimentos apreendidos pelos jovens, com crianças.
  • Núcleo de Desenvolvimento de Ideias
  • Núcleo Popular de Audiovisual.
  • Núcleos Comunitários de Esporte e Lazer (NUCEL), em parceria com Instituto Baixada e FBB (Fundação Banco do Brasil), realizado em dez cidades da Baixada. Foram implantados 30 núcleos.
  • Olimpíadas do Brincar ao Jogar I, II, III e IV
  • Parque Agroecológico Buritirana – na Baixada Maranhense.
  • Pernas Prá Que Te Quero
  • Quadra Bolação – Tecnologia de Quadras Móveis que hoje estão em vários países.
  • Radio Poste Canaã – demandada pela MPX, experiência implantada em 2010 na Comunidade Canaã e que prossegue com outros desdobramentos.
  • Salas de Acolhimento na EJA de São Luís.
  • Salas de Leitura, nas Estações Conhecimentos da Vale.
  • São Luís – A cidade que queremos.
  • Selo Unicef 2021-2024
  • Syiakhona.
  • Telecentros Jovem Cidadão, que (no âmbito do CIP Jovem Cidadão), desde 2005, ampliaram o acesso digital na Baixada Maranhense, com softwares livres, e geraram Agências de Comunicação Educativa e Rede de Jovens Comunicadores, Rede de Adolescentes Blogueiros, potencializados pelo Programa de Formação em Comunicação Educativa, a partir de conteúdos sistematizados nas sínteses VIR (Vídeos, Impressos e Radio) e TOP (Telecentros, Observatórios e Portais).
  • Territórios Irradiadores.
  • VI A RUA – ressignificando espaços de ruas.

Seus grandes Ciclos - Síntese
PROJETOS

De 1999 a 2003

Realizou trabalho militante em defesa da educação pública de qualidade para todos os brasileiros. Seus fundadores vinham da luta pela nova LDB, pela universalização da educação básica e pela valorização da função do magistério.

Em 2003

Seus associados decidiram conceber e materializar grandes projetos para impactarem nos territórios mais pobres do Maranhão, usando como estratégia a simultaneidade de ações e adotando o conceito de Conjunto Integrado de Projetos (CIP). Realizou ações simultâneas para gerar impactos, em escala, envolvendo variadas parcerias e financiadores. A concentração e dedicação a essa metodologia gerou exitosos resultados em mobilização, educação, juventude, comunicação, cultura, esporte e desenvolvimento territorial.

De 2003 a 2010

As suas ideias foram materializadas no âmbito do CIP Jovem Cidadão, bem como na concepção de projetos de educação e na formação de professores para a educação básica.

Em 2003- 2004

Concebe o projeto educativo do CEMP – EPDT, implantado em São Bento, em 2004. De 2004 a 2008 foram implantadas 6 escolas de ensino médio, na Baixada Maranhense, com esse projeto educativo.

Em 2006

Recebe dos seus associados duas Fazendas (640 hectares) transformadas no Parque Agroecológico Buritirana. Constrói, nesse mesmo ano, a primeira unidade de educação nessa área, com capacidade de atendimento de 500 pessoas, por turno.

A partir de 2010

Ano de passagem para a IV Revolução Industrial, o Formação mergulhou ainda mais no universo das novas tecnologias. Começa a refletir sobre novos formatos para a educação inclusiva e de qualidade.

Em 2016

Aprova, em sua Assembleia de Associados, participar da criação da Formação Faculdade Integrada (FFI).

Em 2019

Trabalha em desenhos de novos projetos estruturantes. Investe na pauta de ensino, pesquisa e graduação em todos os níveis presentes na educação brasileira.

Em 2020

Enfrenta, da mesma forma que a população mundial, os desafios do novo coronavirus. Decide abrir definitivamente o Parque Agroecológico Buritirana (PAB), para o público em geral e como ponto de desenvolvimento na região da Amazônia Maranhense. Conclui o desenho do seu novo projeto estruturante: DESILHAR.

Outras ações e projetos concebidos e/ou executados:
PROJETOS

  • Parceria Técnica com a Fundação Vale na implantação do Projeto Legados.
  • Desenvolvimento de APP de Monitoramento do Projeto Legados.
  • Parceria Técnica com Instituto Baixada na elaboração e gestão do projeto CIP Baixada Maranhense.
  • Apoio Técnico à SEMED São Luís, na organização da proposta curricular da EJA.
  • Parceria com Barcelona Foundation em Projeto FutbolNet.
  • Parceria com Fundação Vale na realização do Projeto Legados – Educação.
  • Parceria com Kickfair (Alemanha) em intercâmbios para a Aprendizagem Global.
  • Parceria com Kickfair Alemanha) em projetos e intercâmbios diversos de esporte, educação e comunicação.
  • Parceria com Portal da Educação da Baixada Maranhense em realização de projetos de políticas educacionais, nesse território.
  • Parceria com Programa ASA para intercâmbios Norte Sul e Sul Norte, desde 2010.
  • Parceria com SEDUC MA, para projeto Maranime nas Escolas
  • Parceria com SEMED São Luís, para projeto Maranime nas Escolas, Bolação, Olimpíadas do Brincar ao Jogar, Corridas da Alegria e Ciclos de Debates em temas importantes da educação.
  • Parceria com Streetfooballword (SFW) e Sony na produção e distribuição das Quadras Móveis Bolação.
  • Parceria com UNICEF Azerbaijain, para consultoria técnica no Azerbaijão.
  • Parceria com UNICEF, para fortalecimento da REJUPE nas dez cidades sedes da Copa 2014.
  • Parceria com University of Cologne (UoC) Alemanha e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em conteúdos de esporte e cidadania.
  • Parceria Técnica com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em projeto de esporte e gênero.
  • Parceria Técnica com a Plan Internacional Brasil, para projetos de comunicação e esporte.
  • Parceria técnica com Fundação Roberto Marinho – Canal Futura, em Projeto Ação Saúde.
  • Parceria Técnica com Projeto SEJA DIGITAL – implantando os kits tecnológicos em São Luís.
  • Pesquisa sobre o ensino médio e o perfil produtivo do Maranhão, com UNICEF.
  • Pesquisa sobre o perfil de trabalhadores da agricultura familiar do TR Campos e Lagos, com MDA.
  • Prestação de serviços para secretarias de educação (Arari, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Viana, São João Batista, São Vicente Ferrer, São Bento, Palmeirandia, Penalva, Santa Inês, Vargem Grande) na Formação de Professores, EJA Profissionalizante, sistemas educacionais, formação de gestores, projetos de educação infantil e conselhos de educação.
  • Produção de material didático para Educação de Jovens e Adultos.
  • Produção de material didático para projetos de alfabetização e de regularização de fluxo escolar – entre os anos 2000 e 2003.
  • Parceria e cooperação internacional com Fotbal pró Rozvoj na Republica Tchéquia.

Eventos
PROJETOS

Eventos científicos e políticos foram organizados por FCAEB, gerando discussões e novas ideias materializadas por diferentes pessoas e organizações.

Alguns desses eventos:

  • Caravanas Intergeracionais de Esportes e Lazer (10)
  • Encontros de Comunicação Educativa (05)
  • Encontros de Desenvolvimento Local e Juventude (04)
  • Encontros de Ensino Médio e Educação Profissional (06)
  • Encontros de Fóruns da Juventude (07)
  • Encontros de Políticas Públicas e Juventude (06)
  • Feiras de Arte e Cultura (10)
  • Festivais Maranhense de Animação (2011, 2013 e 2015)
  • Festival de Teatro e Dança – a Baixada é o Cenário (02)
  • Festival Internacional Brasil 2014
  • Festival Maranhense de Futebol de Rua (03)
  • Festival Nordeste de Futebol de rua (02)
  • Mostras de Música da Juventude (04)
  • Seminários de Dezembro (06)
  • Seminários de EJA (04)
  • Seminários de Softwares Livres (02)
  • Seminários Esporte e Desenvolvimento (02)
  • Seminários Pensadores Brasileiros (04)

FCAEB fomenta e apoia o debate sobre as políticas de educação e tem conhecimento acumulado no que se refere aos processos de discussão de planos de educação, sistemas de educação e política educacional. Foi organização apoiadora das seguintes Conferências:

  1. CONAE – Campos e Lagos – como organizadores e delegados
  2. Conferência Livre de Comunicação – como organizador
  3. Conferência Estadual de Comunicação – como Delegado
  4. CONAE Regional – Viana – como convidado

O seu trabalho foi potencializado por Programas de Formação realizados. Destacam-se:

  1. Ciclos de Debate BNCC E MUITO MAIS (2017-2019)
  2. Ciclos de Debate O PNE E MUITO MAIS (2014, 2016)
  3. Programa de Formação de Adolescentes Mobilizados (2010, 2011, 2013)
  4. Programa de Formação em Arte e Cultura – Teatro, Dança e Música (2004-2008)
  5. Programa de Formação em Comunicação Educativa e Audiovisual – (2004-2015)
  6. Programa de Formação em Educação Física, Esportes e Lazer (2004 – 2008)
  7. Programas de Formação de Dirigentes Municipais (duas edições implantadas num formato inédito de teoria, reflexão da prática e deslocamento do seu contexto para conhecimento de outros contextos e realidades no país – 2006-2008)
  8. Programas de Formação de Professores (há diferentes propostas e ementas desenvolvidas nos 21 anos de história)
  9. Programas de Formação Interdisciplinar da equipe de profissionais de diversas áreas
  10. Programas de Formação Política da Juventude (6 edições – 2006, 2007, 2008, 2010, 2013, 2015)