30.1 C
São Luís
sexta-feira, 25 - abril - 2025

O que fazemos
fundação

Os associados do Formação (FCAEB), antes de fundarem a organização, mobilizaram movimentos no país que trabalhavam com educação popular de jovens e adultos e alfabetização de crianças e adultos; realizaram amplos processos de formação de professores, via movimentos sociais e secretarias de educação.

No Formação, continuaram atuando nesses segmentos e áreas e realizando outras ações que consistiram em ampla mobilização de secretarias de agricultura, sobretudo na Baixada Maranhense; ampla mobilização de juventudes maranhenses; estudos e intercâmbios em diferentes experiências educacionais e de desenvolvimento territorial no Brasil; concepção e implementação de projetos de construção de qualidade da escola pública, em diversas cidades maranhenses e em outros estados, via formação em serviço; modelos de escolas como pontos de desenvolvimento territorial (CEMP – EPDT); implantação de consórcios de coleta integrada de resíduos, na Baixada Maranhense; condomínios integrados de produção do pequeno produtor, articulando, na mesma micropropriedade, cultivo, criação, processamento, turismo comunitário e comercialização; amplos programas de formação da juventude, arte e cultura, audiovisual com produção de espetáculos e festivais e produção e projeção de filmes de animação, documentários e ficção; desenvolvimento contínuo de metodologias variadas de esporte e cidadania.

Formação (FCAEB) realizou de 1999 até o momento processos contínuos de formação de professores e de jovens por dentro e por fora de Instituições de Educação Básica, a fim de que pudessem compreender criticamente a realidade e terem autonomia de construção de situações de aprendizagens, com o entendimento de que crianças, jovens e adultos têm potencialidades e necessidades de interação com seu meio sociocultural e ambiental, para que na sua zona de desenvolvimento proximal encontrem caminhos e conteúdos que alavanquem suas potencialidades. Quanto maior for a autonomia intelectual do professor, maior será o desenvolvimento intelectual de seus alunos.

É com a compreensão de que não se pode, de um lado, enxergar a realidade de forma meramente polarizada e, de outro, apenas teorizar, criticar, problematizar ou diagnosticar sem colocar a mão na massa da prática, do fazer, do demonstrar e vice-versa e FCAEB tem criado durante a sua história o seu legado, com a compreensão de que o trabalho desenvolvido por muitos pode contribuir para a transformação de pessoas e territórios no Maranhão e Região Amazônica. Algumas de suas experiências são irradiadas para outros países da América, Europa e África.

O trabalho mais intenso foi com formação de professores, técnicos e gestores, mas não apenas com esses sujeitos. A partir de 2003, iniciou uma ampla ação articulando educação integral com desenvolvimento territorial com conjuntos integrados de investimentos na formação da juventude. O primeiro território escolhido para essa ação foi a Baixada Maranhense, região com menor Índice de Desenvolvimento Humano no Maranhão, na época. Foram desenvolvidas ideias voltadas para a formação profissional e para a educação integral, que contemplaram outras dimensões do conhecimento nas áreas de comunicação, arte, esportes, saúde, meio-ambiente, ecologia humana, agroecologia e desenvolvimento territorial.

Essa decisão estratégica direcionou o olhar para a busca de possibilidades para o desenvolvimento integral da juventude. Processos formativos foram articulados com busca de soluções e organização de projetos produtivos. Jovens foram mobilizados para enxergarem mais atentamente sua realidade e, mediante esse foco, foram orientados na busca contínua de soluções para problemas de diferentes naturezas.

Eixos e linhas de ação
o que fazemos

Os eixos norteadores dessas ações são cidadania, desenvolvimento e democratização/inclusão, mediante materialização de projetos nas seguintes linhas de ação:

  • Arte, Mídias e Tecnologias
  • Comunicação Educativa
  • Desenvolvimento Territorial Sustentável (Desenvolvimento Orgânico)
  • Educação e Trabalho
  • Educação Integral
  • Esporte e Lazer
  • Infância, Adolescência, Juventude e Políticas públicas
  • Meio ambiente e sustentabilidade
  • Saúde e Ecologia Humana

Entre as estratégias de ação de FCAEB, destacam-se:

  • mobilização de sujeitos que agem e constroem a história;
  • mapeamento continuo da realidade
  • formação continuada de diversos atores protagonistas dessa ação social e histórica – em formato presencial e remoto;
  • intercâmbios temáticos;
  • incubação de projetos;
  • dinamização cultural e econômica;
  • articulação de projetos educacionais voltados para a formação integral das pessoas integrados com o desenvolvimento do lugar onde elas vivem;
  • gestão compartilhada.

Grupos de Estudos
o que fazemos

Ao longo de seus 21 anos, FCAEB fortaleceu os grupos de estudos:

Formação do educador (1999-2004)

Grupo constituído na origem do Instituto Formação em diálogos realizados com Secretarias de Educação para a formação de professores.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral

Fundamentos Históricos do Projeto Educativo da Modernidade e Pós-modernidade (2004 a 2009)

Grupo formado por todos os profissionais e associados do Instituto Formação. Tem como objetivo contribuir para a expansão da qualificação da sua equipe, mediante o estudo de questões fundamentais da história, filosofia, sociologia e da análise de conjuntura na dimensão estadual, nacional e internacional, com o objetivo de subsidiar a construção de referenciais teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento dos projetos em execução. Esses estudos têm um momento de culminância anual, quando são realizados os Seminários de Dezembro, em parceria com o CEPP – Centro de Estudos Político-Pedagógico e o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil ( Histedbr-Ma)

Coordenação: Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar

Formação do Educador a partir de eixos psicanalíticos e políticos (2004-2009)

Grupo formado por todos os profissionais e sócios do Instituto Formação. Tem como objetivo contribuir para a expansão da qualificação da sua equipe, mediante o estudo e a reflexão de conteúdos políticos e psicanalíticos.

Coordenação: Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar

Educação Integral (desde 2005)

Grupo envolvido com estudos para construção do outro turno da educação integral.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral

Educação no Campo (2004-2008)

Pesquisa e estuda metodologias para o trabalho em escolas do campo, incluindo as multisseriadas. O tema em foco é dos Cursos implantados nos CEMP, EFA, CFR e a EJA Profissionalizante.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral

Saúde e Ecologia Humana - Política Pública de Saúde – Saúde na Primeira Infância – Resíduos e Água (desde 2003)

Grupo interdisciplinar constituído para discutir política de saúde, atendimento materno infantil e mobilização social em defesa da política da saúde.

Coordenação: Colegiado do Formação

Formação do Educador (a partir de 2011)

Grupo constituído para estudar e dar continuidade ao processo de formação de professores da Educação Básica, de acordo com novas demandas de Secretarias de Educação.

Coordenação: Colegiado do Formação

Educação Infantil - Creches (desde 2011)

Grupo interdisciplinar constituído por dez profissionais das áreas: Arte, Educação Física, Pedagogia, Saúde, Psicologia para discutir a concepção de Creches e as Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Tem como objetivo qualificar-se para realizar a formação de profissionais para o funcionamento de Creches no Maranhão.

Coordenação: Profa. Lídia Fernanda da Silva Vasconcelos

Ensino Médio, Educação Profissional e Desenvolvimento Territorial (desde 2003)

Produziu duas pesquisas e o projeto educativo dos Centros de Ensino Médio profissional (CEMP); coordenou o Programa de Formação dos Profissionais dos CEMP e propôs ementas de todas as disciplinas do CEMP para os anos 2004 e 2005. Realizou encontros sobre Juventude e Desenvolvimento Territorial e 2 Seminários sobre os CEMP.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral, Profa. Dra. Maria de Fatima Felix Rosar.

Educação de Jovens e Adultos (desde 1999)

Estuda a política, a estrutura, o currículo e a metodologia para educação de jovens e adultos. Responsável pela proposta da EJA Profissionalizante e pela produção de material didático de EJA e EJA Profissionalizante.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral

Adolescência, Juventude e Políticas Públicas (desde 2003)

Estuda políticas públicas e juventude. Integram esse grupo profissionais do Instituto Formação e jovens da Baixada Maranhense. O tema atual em discussão é movimento juvenil orgânico. Esse grupo produziu mapeamentos, textos e programas de formação de juventude. Atualmente está na 6ª edição do Programa de Formação da Juventude.

Coordenação: Profa. Diane Pereira Sousa

Práticas Intergeracionais (a partir de 2011)

Grupo dedicado a pensar essas práticas e sistematizar o projeto CIA Intergeracional

Coordenação: Colegiado do Formação

Alfabetização e Letramento (desde 2000)

Grupo responsável pela organização das pautas de formação de professores nessa área. A partir de 2017 esse grupo passou a fazer parte da estrutura de pesquisa da Formação Faculdade Integrada.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Regina Martins Cabral

Pesquisas
o que fazemos

Pesquisas realizadas e publicadas:

  1. Ensino Médio e Educação Profissional no Maranhão
  2. Perfil Econômico e Social do Estado
  3. Movimento orgânico juvenil na Baixada Maranhense
  4. Perfil da Agricultura Familiar no TR Campos e Lagos
  5. Gestão de Projetos Educativos em Sistemas Municipais de Educação
  6. Comunicação Educativa
  7. Educação 4.0
  8. Necessidades de estudantes e professores durante a pandemia do novo coronavirus.

Produção editorial do FCAEB

  1. Alfabetização e Letramento (2002)
  2. Matemática alfabetização (2002)
  3. Língua Portuguesa (2003)
  4. Livro 02 EJA – 1ª e 2ª Séries (2005)
  5. Livro 03 EJA – 3ª e 4ª Séries (2005)
  6. Ensino Médio e Educação Profissional (2004)
  7. Projeto Jovem Cidadão (2004)
  8. Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (01, 02 e 03) (2006 a 2008)
  9. Revista Eletrônica Pedagogia Cotidiano Ressignificado (04) (2020)
  10. Perfil da Agricultura Familiar no TR Campos e Lagos (2010)
  11. PTDRS (Plano de Trabalho de Desenvolvimento Rural e Sustentável) – TR Campos e Lagos (2012)
  12. Coleção Maralfa (2021)
  13. Guia Metodológico de Educação Infantil (2021)

Outras publicações: teses, revistas, relatórios, jornais impressos e on-line

  1. Livro do Prêmio Jovem Escritor (1 e 2)
  2. Comunicação Educativa
  3. Mapeamento das Organizações Juvenis
  4. Cadernos de Formação do Programa de Juventude (1 e 2)
  5. Formação de Adolescentes
  6. Revista Cor (6 edições)
  7. Caderno de Comunicação Educativa: Telecentros Jovem Cidadão (1 e 2)
  8. Cartilha da Experiência da Rádio Canaã (3)
  9. Livro Quem Escuta Minha Voz?
  10. INFORMAÇÃO (28 números até 18 de setembro de 2020)
  11. Produção de DVDs: Curta Jovem (1 a 4); Diga Não ao Trabalho Escravo; Maranime; Festa do Divino em Arari
  12. Produção de Cds de áudio: I Mostra de Música da Juventude, Série Mobilização e Cultura (IV Mostra de Música da Juventude); Um Milhão de Histórias de Vida de Jovens da Baixada; Diga Não ao Trabalho Escravo; Contadores de Canaã, Show de Calouros da Rádio Canaã, Campanha Comunidade Limpa Canaã.
  13. Produção de 5 curtas de ficção e 3 documentários, pelo Projeto Ilha em Edição

Intercâmbios Internacionais
o que fazemos

  • Programa Intercâmbio Internacional ASA – desde 2010 (envia e recebe jovens no intercâmbio com Alemanha – apoio do Ministério do Interior Alemão.
  • Programa ENSA – intercâmbios entre escolas alemães e brasileiras, coordenado por FCAEB e Kickfair (Alemanha).
  • Esporte e Desenvolvimento, – intercambio na Alemanha com Kickfair e University of Cologne (UoC).
  • Intercambio de profissionais no Brasil e na Alemanha, na relação institucional e programática entre Kickfair e Formação.
  • Intercâmbio de cooperação internacional com Fotbal pró Rozvoj na Republica Tchéquia sobre esporte educacional – futebol em 3 tempos.

Beneficiários
o que fazemos

De setembro de 1999 a setembro de 2020, o número total de pessoas envolvidos presencialmente nos projetos da organização foi superior a 50 mil. Mais de 100 mil pessoas participaram, direta ou indiretamente, das suas programações e interações nos espaços estruturados por FCAEB.

De novembro de 2011 a setembro de 2020, o site da organização (segunda edição) teve 994.303 visitantes (em 17 de setembro, de 2020.

Sua página no facebook tem 10.622 curtidas e 10.644 seguidores (em 17 de setembro, de 2020).

Espaços de participação social e fortalecimento
o que fazemos

Conselhos:

CMDCA – Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente de Olinda Nova do Maranhão

CMDCA – Conselho Municipal de Direito da Criança e Adolescente de São Luís

CEDCA – Conselho Estadual de Direito da Criança e Adolescente do Maranhão

FUNDEB – Conselho do Fundo de Educação Básica

Comitês e Fóruns:

Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional: um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia

– Decreto Nº 26.633 de 17 de junho de 2010.

Fórum Maranhense de Organizações Não Governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e do adolescente – FORUM DCA-MA.

Redes:

Rede Amiga da Criança

Rede de Arte e Cultura do TR Campos e Lagos – Projeto Moitará

Rede de Comunicação Educativa no Maranhão

Rede Turisol – Turismo Comunitário

Rede Maranhense de Futebol de Rua

Coordenou:

– 1º Festival Maranhense de Futebol de Rua, realizado na cidade de Penalva, 13 a 15 de julho de 2008.

– 2º Festival Maranhense de futebol de Rua, realizado na cidade de São Bento, 16 a 20 de setembro de 2009.

– 3º Festival Maranhense de futebol de Rua, realizado em São Luis, em 2010.

Rede Nordeste de Futebol de Rua

Coordenou:

– 1º Festival Nordeste, realizado em São Luis – Ma, setembro de 2007.

– 2º Festival Nordeste, realizado em Parnaíba – PI, 2008.

Rede Latino-americana de Futebol de Rua

Participou:

– 1º Encontro Sul-americano, realizado na Argentina em 2005.

– 2º Encontro Sul-americano, realizado no Chile, em 2006.

– 3º Encontro Sul-americano, realizado no Paraguai, em 2007.

– Encontro Regional de Sistematização da experiência de Futebol de Rua em 2011.

– Reuniões diversas

Rede Mundial de Futebol de Rua em Rede – STREET FOOTBALL WORLD.

Participou:

– 1º Mundial de Futebol de Rua, realizado na Alemanha em 2006.

– 2º Mundial de Futebol de Rua, realizado na África em 2010.

– Intercâmbio na Alemanha – Programa ASA.

Futebol e Aprendizagem Global – FAG

– Produção de manuais e outros materiais educativos

– Realização de Eventos Mundiais

– Realização de reuniões temáticas

Colegiados:

Colegiado da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Território da Baixada Campos e Lagos – ADS/ MA.

– Criação 13 de janeiro de 2006 em Assembleia no ginásio Poliesportivo da cidade de São Vicente Ferrer – MA.

Colegiado de Desenvolvimento Territorial dos Campos e Lagos Maranhenses – CODETER CAMPOS E LAGOS MARANHENSES – MA.

– Reconhecido pelo CEDRUS/MA, CONDRAF, MDA/ SDT/ Fundado em 10 de Dezembro de 2009.

Premiações e reconhecimento
o que fazemos

Em 2003, a instituição CEMP – Centro de Ensino Médio e Educação Profissional foi concebida e implantada pelo FCAEB. Em 2004, foi implantada como Escola Ponto de Desenvolvimento de Território (E-PDT). Em 2008, a experiência foi apresentada na Argentina, em evento organizado pelo Unicef para Brasil, Argentina e Chile. Em 2008, foi debatida em workshop em Brasília, a convite do MEC e UNESCO como uma das experiências inspiradoras do Ensino Médio Inovador. Essa experiência foi divulgada em livro da UNESCO, sobre a temática. Foi considerada pela Unesco como uma das dez melhores experiências de Ensino Médio. Em 2009 é escolhida como uma das tecnologias inspiradoras, pela ASHOKA. Em 2010, a convite do MEC, a experiência do CEMP foi apresentada no Rio de Janeiro, para evento com1500 professores, em três etapas, durante três semanas consecutivas.

Em 2004, reconhecimento na III Mostra Nacional de Projetos Sociais realizado pela Proext da Universidade Federal de Pernambuco.

Em 2009, FCAEB ganhou o prêmio ponto de cultura.

Em 2009, a experiência dos Telecentros Jovem Cidadão foi selecionada como Case de Sucesso, para ser apresentada durante a IV Oficina de Inclusão Digital, em Salvador.

Em 2009, recebeu diploma pelo Ministério da Cultura em parceria com estado do Maranhão através da secretaria de estado da cultura pelo conjunto de bens patrimoniais para a implantação e funcionamento do ponto de leitura Biblioteca Comunitária Cantinho do Saber

Em 2010, ganhou o Prêmio Ponto de Mídias.

Em 2010, duas de suas experiências foram selecionadas para o II Salão de Boas Práticas do MDA (Telecentros e CEMP – Centro de Ensino Médio e Educação Profissional, concebido como ponto de desenvolvimento de território).

Em 2010, recebeu o prêmio Ponto de Mídia Livre, na categoria estadual, concedido pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, pela iniciativa “Rede de Jovens Comunicadores do Território Rural Campos e Lagos Maranhenses”. No total, foram premiadas 67 iniciativas de mídias livres em todo o território nacional.

Em 2017, FCAEB, pelo conjunto da obra, recebeu o PRÊMIO MAIS IDH, do Governo do Maranhão.

Em 2017, recebeu a Medalha Eduardo Campos, da Secretaria da Ciência Tecnologia e Inovação, pelo conjunto da obra e, de modo especial pela experiência do CEMP – E-PDT – com pesquisas aplicadas.

Em 2019, a Incubadora de Esporte e Cidadania foi escolhida como uma das cem melhores experiências pela organização HUNDRed.

Em 2019, CEMP – EPDT foi considerada pela organização internacional HUNDRed, como uma das cem melhores experiências do mundo.

Organizações fomentadas e fortalecidas por FCAEB
o que fazemos

  1. Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS)
  2. Fóruns da Juventude
  3. Portal da Educação da Baixada
  4. Porteira da Agricultura
  5. Instituto Baixada

Parcerias
o que fazemos

FCAEB desenvolve parcerias em três formatos:

    1. Parcerias com apoiadores, financiadores ou patrocinadores de seu trabalho.
    2. Parcerias Técnicas com organizações para execução de projetos a partir da expertise da organização. Por exemplo, com o Canal Futura realizou projeto compartilhando seu conhecimento em mobilização social; com Fundação Barcelona, socializando o conhecimento em esporte e desenvolvimento.
    3. Parcerias com parceiros locais para construção coletiva de condições de ampliação e sustentabilidade de ações e projetos.
Parceiros Locais Parcerias Técnicas Apoiadores Estratégicos
ADS Avisa Lá Alumar – Fundação Alcoa
Associação de Saúde da Periferia do Maranhão-ASP Cedes – AR Bnb
SEMED São Luís Consulado da Mulher
Centro de Estudos Políticos e Pedagógicos – Cepp Dentistas do Bem Caixa Econômica Federal – Cef
Secretaria de Educação de Vargem Grande Parnaiba Gas Natural
Cmdca – Arari Dupla Editora Central dos Livros
Secretaria de Saúde de São Luís Fonseca Fundação FIFA
Governo do Maranhão Formação Faculdade Integrada – FFI IMAES
Cmdca – ON Fude Eneva
Cmdca – SLS Fundação Barcelona Fbb
Fóruns da Juventude Fundação Roberto Marinho – Canal Futura Fifa – Football For Hope
Prefeitura de São Luís Fundação Vale Governo Federal – Secretaria Especial do Esporte
Instituto Ludens Helpo Fundação Banco do Brasil
Portal da Educação da Baixada IIPE – Unesco Giz
Portal da Educação da Baixada Maranhense (repetido) Instituto Elo Amigo Instituto Baixada
Porteira da Agricultura Instituto Floravida Instituto Oi Futuro
SEDUC – MA Instituto Maranhão Amazônia de Ensino Superior – IMAES FFI
Prefeitura de Arari Kickfair Instituto Souza Cruz
Secretaria de Educação de Tutóia Kickfair Vale
Secretaria de Educação de Viana Plan Fundação Vale
Prefeitura de Belágua Programa ASA Kellogg Foundation
Prefeitura de Cajari Projeto Bagagem – Rede Turisol Mec
Prefeitura de Matinha Projeto Beira de Linha Minc
Prefeitura de Olinda Nova Maranhão Rits Ministério de Desenvolvimento Agrário
Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social de São Luís – SEMCAS Seja Digital Grupo Mateus
Prefeitura de Palmeirândia Serta Mpx
Prefeitura de Penalva Sfw Unesco
Prefeitura de São Vicente Ferrer SFW Vale – Estação Conhecimento
Prefeitura de Peri Mirim SFW – BR Unicef
Prefeitura de São Bento Uiversidade Federal do Maranhão – Curso de Biologia e Laboratórios de Água – Também Estágio Unicef – Wella
Prefeitura de Santa Inês Universidade de Colonia Unicef – Samsung
Prefeitura de São João Batista Universidade Estadual do Maranhão- Estágio Unicef – Mec

Comunicação
o que fazemos

Ao longo de sua história o Formação já teve seu trabalho divulgado nos seguintes canais:

GLOBO

1 reportagem no Jornal Hoje

1 Programa Ação – com Serginho Groisman

1 conjunto de reportagens para Criança Esperança – nacional

MIRANTE

1 Mirante Esporte

1 Mirante Rural

8 reportagens

SBT

4 Reportagens

TV BRASIL

8 Reportagens

RECORD

4 reportagens

38 reportagens e programas de Rádio Aberta

Notícias em Portais na Internet e Jornais comerciais/impressos

Divulga suas notícias em tempo real – pelo Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.