26.1 C
São Luís
sexta-feira, 25 - abril - 2025

Na Origem
quem somos

O Formação (FCAEB) foi fundado no dia 19 de setembro de 1999, e nós, associados, temos uma memória nutritiva dessa história. São muitos os protagonistas. Citar nome é ser injusto com alguém que possa ficar na invisibilidade. A todas e todos, só temos a agradecer com o melhor de nossos corações.

Quando criamos esta organização, estávamos trabalhando em nossas carreiras, também, com satisfação, realizávamos o trabalho naqueles tempos. Mas, após nossas caminhadas profissionais nas áreas que tínhamos escolhido em nossas graduações, desejamos algo mais. Era um sentimento de que precisávamos fazer o que fazíamos, num espaço em que não houvesse disputa desonesta, oportunismo e negatividade, com o forte desejo de construção de um chão saudável para materializar nossos sonhos.

Nosso forte sempre foi a educação, mas já com a ideia do integral, do ser omnilateral. Acreditamos que não importa onde as pessoas nasçam, elas podem ir muito longe se têm oportunidades e positividades. Nascemos local, mas muito rapidamente fizemos o que acreditamos ser possível para todos. Tivemos oportunidades de irmos além do horizonte.

Atualmente, a organização atua para além do Maranhão, do Brasil e América.

Nossa Visão

Contribuir continuamente para a melhoria de vida nos territórios com baixos indicadores sociais com a compreensão de que não importa onde as pessoas nasçam, se elas têm oportunidades elas se desenvolvem, bem como em todos os territórios existem potencialidades, por vezes encobertas pela escassez.

Nossa Missão

Desenvolver projetos e programas de educação integral integrada ao desenvolvimento territorial orgânico, via investimento em pessoas para transformação de realidades.

Nossos Valores

  • Pessoas e ideias
    As pessoas são o mais importante. As ideias são trabalhadas por muitas cabeças e corações. O trabalho é realizado por muitos corpos e mentes.
  • Democracia e cidadania
    Os espaços de participação popular, a diversidade de pensamento, a liberdade de ação são valores muito importantes para a organização.
  • Transparência e compartilhamento de ideias e projetos
    As ideias e as informações da organização são abertas, bem como seus planejamentos e avaliações.
  • Saúde e ecologia humana
    Sem saúde e bem-estar as pessoas não trabalham com alegria. Para o Formação, é importante que o trabalho seja com prazer e que se tenha saúde e segurança.
  • Desenvolvimento e Sustentabilidade
    É possível investir no desenvolvimento sem destruir a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente onde vivemos.
  • Eficiência e Escala
    Trabalhamos por soluções para melhorias na qualidade de vida. Tudo que fazemos buscamos irradiar para o maior número de pessoas possível.

Associados
QUEM SOMOS

Os associados estão divididos entre os fundadores (atualmente 04) e os convidados (atualmente 05). Os critérios para convites são: terem tido alguma experiência com a organização, credibilidade na ação, qualificação, não estarem envolvidos em partidos políticos e em órgãos públicos, empatia com os setores mais vulneráveis da sociedade.

São todos maranhenses, 02 homens e 07 mulheres, com diferentes níveis de pós – graduação em suas respectivas áreas de graduação (Pedagogia, Comunicação, Direito, Serviço Social, Agroecologia, Economia).

Não há taxa de associação, apesar de todos serem doadores para ações pontuais da organização.

Estrutura de Gestão
quem somos

O Formação foi criado por maranhenses que decidiram melhorar realidades no estado. Pelo estatuto, somente quem pode se dedicar à organização permanece.

Alguns saem e outros entram. Atualmente, são nove os associados que constituem a Assembleia Geral, instância máxima de deliberação. Tem uma diretoria colegiada (com funções administrativa e de representação jurídica, financeira e de gerência), um conselho fiscal e um comitê de avaliação do Código de Conduta e Ética.

Seu corpo de profissional permanente está dividido em três blocos de ações:
1 – Concepção, elaboração e sistematização (consultores associados);
2 – Planejamento, avaliação, execução e monitoramento (especialistas, oficiais de projetos, assistentes de projetos, estagiários, intercambistas e voluntários);
3 – Administração, logística e contabilidade (diretoria, gerência, assistente de gestão, contador, secretário).

Reúne-se às terças feiras para alinhamento e encaminhamentos dos projetos.

Estrutura de Operação
quem somos

A diretoria colegiada tem expediente semanal de 20 horas, nessa função. Alguns dos diretores ficam mais 20 horas em atuação direta (pedagógica ou de gestão como consultores associados), nos projetos.

O Formação qualifica seus profissionais em grupos de estudos sistemáticos. São, em média anual, 15 profissionais ativos na organização e 10 estagiários e intercambistas.

O Formação dispõe dos seguintes bancos de recursos humanos:

  1. Banco de Profissionais–contratados para ações pontuais.
  2. Banco de Voluntários–convidados para ações pontuais.
  3. Banco de Líderes e Mediadores juvenis – participantes de ações e projetos com jovens.

A Diretoria reúne-se quinzenalmente e participa das reuniões semanais da equipe geral, que ocorrem, desde 2003, às terças, pela manhã.

A estrutura geral de funcionamento é a seguinte:

Assembleia Geral – Reuniões de Diretoria – Reuniões Gerais de Planejamento– Reuniões de Equipes – Trabalho de Campo – Trabalho especializado – Relatórios – Sistematizações – Irradiação.

Utiliza os seguintes instrumentos de formalização de vínculos e acordos:

  1. Contrato de trabalho (profissional, serviços, estagiários)
  2. Código de Conduta e Ética
  3. Regimento Interno
  4. Termo de voluntariado
  5. Termo de uso de imagem
  6. Instrumentos de logística
  7. Fichas de frequência

Realizações
quem somos

1999

O Formação foi fundado em 1999, desde o inicio fortalecendo o tecido social nos eixos democracia, desenvolvimento sustentável e cidadania.

2003

Seus associados decidiram conceber e materializar grandes projetos para impactarem nos territórios mais pobres do Maranhão, usando como estratégia a simultaneidade de ações e adotando o conceito de conjunto integrado de projetos (CIP) voltados para o desenvolvimento territorial. A partir desse conceito criou incubadoras e projeto educativo de centros de ensino médio como pontos de desenvolvimento de território.

 

2010

Enfatizou o trabalho intergeracional construindo o conceito de Companhia Intergeracional (CIA Intergeracional).

2011

Criou a tecnologia da Escola de Mediação e, a partir dai, sistematizou tecnologias como Núcleos Comunitários de Esporte e Lazer (NUCEL), Bolação, Olimpíadas do Brincar ao Jogar.

2014

Sistematizou a teoria 3 PI – três pontos de inflexão para o processo de incubação de projetos produtivos, empreendimentos e negócios criativos. Em duas décadas de história (1999-2019) realizou ações simultâneas para gerar impactos, em escala, envolvendo variadas parcerias e financiadores

Desde o início de sua história, concebeu projetos educativos de escolas e sistemas educacionais e realizou programas de formação de professores, técnicos e gestores voltados para o fortalecimento de políticas públicas de educação.

A concentração e dedicação a suas metodologias geraram, exitosos resultados em mobilização da juventude, de professores e de gestores, em melhorias na educação, em aplicação de metodologias inovadoras no esporte educacional, na ampliação de empreendimentos e projetos produtivos (mais de 200 incubados) e, consequentemente na melhoria de vida de muitas pessoas que contribuem para o desenvolvimento familiar e territorial.

Já desenvolveu projetos em 15 estados brasileiros e irradia metodologias para outros países.

Associados que conduzem a sua história
QUEM SOMOS

Claudio Silva
Diane Sousa
Fabio Alessandro
Fatima Felix
Ilana Sousa
Ingrid Grill
Lidia Vasconcelos

Malila Abreu
Orlando Rosar
Padua Suely
Regina Cabral
Roberta Abreu
Sabrina Romeiro
Socorro Braga
Vania Monteles

Uns continuam, outros partiram para novos sonhos.