Os associados do Formação (FCAEB), antes de fundarem a organização, mobilizaram movimentos no país que trabalhavam com educação popular de jovens e adultos e alfabetização de crianças e adultos; realizaram amplos processos de formação de professores, via movimentos sociais e secretarias de educação.
No Formação, continuaram atuando nesses segmentos e áreas e realizando outras ações que consistiram em ampla mobilização de secretarias de agricultura, sobretudo na Baixada Maranhense; ampla mobilização de juventudes maranhenses; estudos e intercâmbios em diferentes experiências educacionais e de desenvolvimento territorial no Brasil; concepção e implementação de projetos de construção de qualidade da escola pública, em diversas cidades maranhenses e em outros estados, via formação em serviço; modelos de escolas como pontos de desenvolvimento territorial (CEMP – EPDT); implantação de consórcios de coleta integrada de resíduos, na Baixada Maranhense; condomínios integrados de produção do pequeno produtor, articulando, na mesma micropropriedade, cultivo, criação, processamento, turismo comunitário e comercialização; amplos programas de formação da juventude, arte e cultura, audiovisual com produção de espetáculos e festivais e produção e projeção de filmes de animação, documentários e ficção; desenvolvimento contínuo de metodologias variadas de esporte e cidadania.
Formação (FCAEB) realizou de 1999 até o momento processos contínuos de formação de professores e de jovens por dentro e por fora de Instituições de Educação Básica, a fim de que pudessem compreender criticamente a realidade e terem autonomia de construção de situações de aprendizagens, com o entendimento de que crianças, jovens e adultos têm potencialidades e necessidades de interação com seu meio sociocultural e ambiental, para que na sua zona de desenvolvimento proximal encontrem caminhos e conteúdos que alavanquem suas potencialidades. Quanto maior for a autonomia intelectual do professor, maior será o desenvolvimento intelectual de seus alunos.