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Seminário debate a relação entre educação e territorialidade

O evento foi promovido pela Formação Faculdade Integrada e refletiu sobre o papel de cada educador na perspectiva da diversidade e inclusão no pacto pela alfabetização no Maranhão

 

Coordenado pelo Curso de Pedagogia, o seminário contou com a presença de alunos de graduação e ex-alunos da primeira turma de Especialização em Alfabetização e Letramento e teve como palestrantes as professoras Regina Cabral e Nadya Dutra.

O seminário foi transmitido ao vivo pelo YouTube no Canal TV Formação e pela Rádio Educadora 560 AM, no programa “A Hora da Educação”.

Durante o seminário, cerca de 30 alunos e ex-alunos estiveram presencialmente e 40 pessoas virtualmente se reuniram para debater sobre o tema.

A professora Nadya Dutra destacou a importância de debater a educação levando em consideração a territorialidade. Além disso, também ressaltou a inclusão de uma linguagem em sala de aula que dialoga com a cultura urbana e indígena. 

“O propósito da Escola Digna é combater a pobreza e a falta de inclusão no Maranhão. O espaço público precisa ser o melhor. Os professores precisam ter orgulho do lugar em que trabalham e os alunos precisam se orgulhar do local onde estudam. É um caminho muito longo, mas também ninguém estabeleceu o mínimo, então devemos perseguir o máximo”, enfatiza.

Na ocasião, também participou do debate um ex-aluno e ex-colaborador do Instituto Formação, Raimundo Benedito Soares, vice presidente da Associação Educação e Meio Ambiente – EMA e Mitarbeiter (Colaborador do Akitionskreis pater Beda na Alemanha), falando sobre sua experiência no exterior, incentivando os estudantes a buscarem experiências de intercâmbio.

O seminário também contou com diálogos inspiradores, a exemplo da participação de Karolyne da Luz que compartilhou sua experiência de intercâmbio na Alemanha, junto com a rede de Learning Global Futebol, através do programa ASA. 

Além disso, a professora Regina Cabral apresentou aos alunos o projeto Maralfa, uma coleção de quatro livros que traz em sua concepção quatro blocos integradores: Maranhão Histórico, Maranhão Ecológico, Maranhão Tecnológico e Maranhão Cultural e que seguem a ideia de “desilhamento”, de sair do seu local, explorar o mundo e pensar em uma educação para além dos muros da escola.

Ao final, os ex-alunos da primeira turma de Especialização em Alfabetização e Letramento receberam os certificados de conclusão do curso.