(98) 3301-3882

(RE) Vivenciando a Baixada e suas experiências para o desenvolvimento local e da juventude

Como continuação do V Encontro de Desenvolvimento Local e Juventude, na manhã de 17 de setembro, foi realizada a visita à cidade de Palmeirândia, pelo Instituto Formação e  pelas organizações convidadas, entre elas a Fundação Kellogg. No Fórum da Juventude aconteceu uma roda de conversa mediada por Regina Cabral com os jovens que participam ou participaram das atividades desde a primeira geração até a geração atual, fazendo um resgate histórico dos projetos incubados, os resultados alcançados e as expectativas para os próximos anos. Na ocasião foi homenageado o Fórum da Juventude de Palmeirândia pelos anos de dedicação, ação e luta da juventude pelo desenvolvendo local e incidência politica pela ação do jovem no município recebendo da diretora do Formação, Lídia Vasconcelos, a medalha Jovem Embaixadeiro.

Ainda no dia 17, pela tarde foi a vez de visitar a cidade de São Bento, uma das 5 cidades onde foram incubados os Centros de Ensino Médio e Profissionalizante – CEMP. O diálogo reuniu junto ao Instituto Formação, Fundação Kellogg, Haiti Development Institute e Haiti Projects / Association Pourte development de Fonds des Blacks, professores e ex-alunos do CEMP, Secretarias Municipais de Educação da Baixada, outras secretarias municipais onde se proporcionou um momento de troca de experiência dos exemplos exitosos do CEMP, e também da importância da articulação do Portal da Educação formado pelas Secretarias Municipais de Educação da Baixada Maranhense para o desenvolvimento e implantação efetiva das politicas publicas educacionais.

O CEMP é uma das ideias incubadas por dentro do CIP Jovem Cidadão, e tem o apoio do Portal da Educação da Baixada Maranhense. O Centro tem como objetivo além de proporcionar o ensino médio regular, cursos técnicos profissionalizantes como Enfermagem, Agroecologia, Informática dentre outros.

No dia 18 de setembro, em uma manhã de trocas de experiências, realidades e vivências, a visita foi ao Fórum da Juventude de São João Batista, a atividade aconteceu na sala de cinema na sede do Fórum, concebida pelo CIP Jovem Cidadão e contou com a presença de autoridades locais e por jovens que compõem ou já passaram pelas atividades do Fórum da Juventude. Com uma programação diversa, foi compartilhada pelos jovens a agenda positiva de atividades realizada pelo fórum, logo após aconteceu uma troca de experiência com as organizações convidadas, a HDI contou sobre sua história, missão e quais suas principais ações para o desenvolvimento na região que atua no Haiti, os jovens mexicanos do Coletivo de comunidades Maias compartilharam suas principais lutas e dificuldade que passam com a exploração indevida da floresta no território dos povos Maia no estado de Yucatan no México.

Ainda no dia 18 a tarde, a visita foi a cidade de Matinha para acompanhar a atividades realizadas pelo Fórum da Juventude na comunidade quilombola Tanque de Valença, que programou uma recepção muito característica de sua identidade, como mostra de produtos cultivados, danças populares como o Tambor de Criola. Aconteceu também um mini festival de praticas esportiva realizada pelos jovens líderes da comunidade e pelos jovens líderes do fórum.