(98) 3301-3882

Instituto Formação, UNICEF e Escola de Saúde Pública do Maranhão promovem minicursos para prevenção e controle de infecções no estado

Por meio da parceria no Selo UNICEF, o Instituto Formação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESPMA) promovem no Maranhão o minicurso “Água, higiene e saneamento para prevenção e controle da covid-19”, voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O objetivo é formar os ACSs em conceitos, normas, conteúdos e recomendações para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como multiplicadores da conscientização para prevenção e controle de infecções, incluindo a covid-19.

Para Diane Pereira Sousa, diretora do Instituto Formação e Articuladora Social Estadual no Selo UNICEF, a realização do curso significa a promoção da igualdade no tratamento das condições de água, saneamento e hábitos de higiene para prevenção e controle da covid-19. “O grande ganho na realização do curso é a mobilização de pessoas para o engajamento na discussão a respeito de fatores que são importantes na criação de uma comunidade com igualdade no tratamento da covid-19 e, a partir dessa ação, colocar o tema como uma prioridade na pauta dos municípios, em tempos de pandemia”, afirma Diane Pereira Sousa. “Não estamos falando apenas dos profissionais da saúde que são médicos ou enfermeiros, mas todos que estão na ponta, materializando o conteúdo do minicurso na prática cotidiana de trabalho. Motoristas, porteiros, vigias, merendeiros, diretores de escolas também são multiplicadores de bons hábitos de higiene”, conclui.

O objetivo da realização do curso é ampliar o acesso aos conteúdos de prevenção e controle de infecções, alcançando a meta de mais de 3.000 profissionais de saúde em todo o Maranhão até o final deste ano, nas modalidades presencial e on-line (acesso aqui).

Antônio Carlos Cabral, especialista em Saúde e HIV do UNICEF Brasil, destaca que a capacitação tem uma metodologia desenvolvida pelo UNICEF para melhorar os serviços de água, saneamento e higiene nos espaços das unidades de saúde e, consequentemente, apoiar na prevenção e controle das infecções. “Os conteúdos programáticos apresentados no curso visam apoiar os profissionais no cotidiano de suas práticas nos espaços de saúde, buscando-se serviços mais efetivos e seguros para as crianças, os adolescentes e suas famílias no enfrentamento da covid-19. Desde o início da pandemia, o UNICEF tem apoiado crianças, adolescentes e suas famílias, prioritariamente as que vivem nas comunidades mais vulneráveis afetadas pelos impactos imediatos e secundários da pandemia, inclusive desenvolvendo competências de gestores e profissionais de saúde, educação e assistência social de diversos municípios da Amazônia Legal Brasileira”, afirma Antônio Carlos.

O minicurso on-line foi lançado no último dia 6 na plataforma da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão e continua disponível para os participantes já inscritos alcançarem a certificação. Ao todo, são 1.083 pessoas cadastradas, de modo a contemplar os 216 municípios maranhenses que fizeram adesão ao Selo UNICEF e, ainda, a capital São Luís.

De maneira estratégica, durante os meses de novembro e dezembro, o minicurso também foi realizado em 26 municípios do estado na modalidade presencial, a partir da mobilização de profissionais atuantes na gestão municipal. Pelo menos 1.500 pessoas já participaram do minicurso nas suas cidades, entre agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiras/os, gestores, zeladores e merendeiras de escolas, dentre outros profissionais.

“É uma grata satisfação da Escola de Saúde Pública participar dessa parceria institucional com o UNICEF. Temos disponibilizado nossa plataforma virtual e a competência de nossos técnicos para o alcance dos indicadores do Selo UNICEF. Atualmente, o curso de Saneamento, Higiene e Prevenção da Infecção está complementarmente estruturado entre a Escola de Saúde Pública e o Instituto Formação. A intenção é atingirmos todos os agentes comunitários de saúde dos 216 municípios que aderiram ao Selo. Neste período de pandemia, as evidências científicas relacionadas aos efeitos indiretos da covid-19  têm um impacto decisivo na vida de crianças e adolescentes. Por essa razão, o Selo UNICEF tem uma grande importância para estimular nas gestões municipais o cuidado qualificado dessas populações, sobretudo, de crianças, gestantes, populações quilombolas, indígenas, ribeirinhas e aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade em nosso estado”, salienta Ana Lúcia Nunes, diretora da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão.

Cursos do IPREDE

Disponível desde outubro de 2021, o curso EAD “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas unidades de saúde para prevenção e controle da covid-19” é requisito obrigatório para os 2.023 municípios que participam do Selo UNICEF, Edição 2021-2024. Com carga horária de 15h, a formação aprofunda os conteúdos abordados nos cursos oferecidos pelos parceiros do Selo UNICEF e é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre o cotidiano de uma unidade de saúde e as medidas preventivas para manter o espaço seguro. Até o momento, aproximadamente 4 mil pessoas foram certificadas neste curso EAD. Mais detalhes aqui.

Para as escolas, também há um curso próprio. O curso EAD “Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas escolas para prevenção e controle da covid-19” faz parte da metodologia do Selo UNICEF. Com carga horária de 10h, o curso é destinado a todos os profissionais que atuam nas unidades escolares do país. Até o momento aproximadamente 6 mil pessoas já concluíram este curso EAD. Mais detalhes aqui.

Selo UNICEF

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Nesta edição, 2.023 municípios aderiram e nos próximos anos desenvolverão uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.