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Quem Somos

O Instituto Formação é uma organização composta por nove associados, todos maranhenses com atuação profissional nas áreas de educação, agroecologia, comunicação social, economia e políticas de cultura e de esportes e  lazer. A decisão de criar essa organização foi motivada pelo compromisso dessas pessoas com o desenvolvimento sustentável das regiões maranhenses, empobrecidas pela ausência de políticas públicas estruturantes.

Os fundadores dessa organização realizaram sua trajetória profissional em universidades públicas, meios de comunicação, órgãos públicos de educação básica e organizações não-governamentais de defesa de direitos humanos. Participam de fóruns em defesa da educação, saúde pública, mídias alternativas e agricultura familiar, desde os anos 1980.

1. PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS DESDE SUA CRIAÇÃO

 

  • Elaboração e execução do Projeto “Jovens Caseiros” em parceria com o Programa Capacitação Solidária.
  • Elaboração e assessoria ao projeto "Construindo Arte na Zona Rural de Vargem Grande" - financiado pela Fundação Kellogg e desenvolvido pelo Instituto Farina do Brasil e Prefeitura de Vargem Grande. Pelo projeto participou-se da formação dos animadores culturais, no acompanhamento ao planejamento e avaliação permanente do projeto, coordenou-se a produção de material didático; esse projeto foi concebido e elaborado pelo Formação.
  • Elaboração do Projeto Vale Cidadania por solicitação da Fundação Vale do Rio Doce.
  • Elaboração e execução da Pesquisa “Ensino Médio e Profissionalizante no Maranhão: Delineando Perfil e Ressignificando os Cursos com a Participação de Adolescentes, em parceria com o Unicef”.
  • Elaboração e execução do Projeto “ CIP Jovem Cidadão” em parceria com a Fundação Kellogg.
  • Formação de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas por solicitação de diversas escolas e secretarias de educação.
  • Produção de material didático para Educação de Jovens e Adultos.
  • Assessoria em processos de discussão e elaboração de projeto educativo de escolas, de gestão escolar e de propostas curriculares por solicitação de diversas secretarias de educação.
  • Assessoria ao Portal da Educação da Baixada Maranhense.
  • Assessoria à implantação de Sistemas municipais de educação de diversas secretarias de educação. Fomento e fortalecimento de organizações sociais na Baixada Maranhense.
  • Pesquisa sobre o perfil produtivo do Maranhão.
  • Articulação e fortalecimento do TR Campos e Lagos.
  • Concepção e elaboração do projeto educativo de Centros de Ensino Médio Integrados – como pontos de desenvolvimento territorial, na Baixada Maranhense.
  • Concepção e elaboração do projeto educativo de Programa de EJA Profissionalizante.
  • Implantação de 15 telecentros comunitários na Baixada Maranhense.
  • Pesquisa sobre o perfil de trabalhadores da agricultura familiar do TR Campos e Lagos.
  • Criação e coordenação da Incubadora de Projetos Produtivos.
  • Criação e coordenação da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologias.
  • Implantação de cursos de agroecologia e de gestão ambiental.
  • Concepção e coordenação de projetos de agricultura familiar.
  • Concepção de projetos de condomínios rurais e de ecomoradias.
  • Concepção e execução do Projeto CIA Intergeracional
  • Concepção e Execução do Projeto Maranime
  • Concepção e execução do projeto Adolescentes Mobilizados

 

2. LINHAS DE AÇÃO APROVADAS EM ASSEMBLÉIA DOS ASSOCIADOS

  • Juventude e Políticas Públicas
  • Educação Integral
  • Educação e Trabalho
  • Desenvolvimento Territorial Sustentável
  • Comunicação Educativa
  • Esportes e Cidadania

3. GRUPOS DE ESTUDOS

  • Fundamentos Históricos do Projeto Educativo da Modernidade e Pós-modernidade

Grupo formado por todos os profissionais e associados do Formação. Tem como objetivo contribuir para a expansão da qualificação da sua equipe, mediante o estudo de questões fundamentais da história, filosofia, sociologia e da análise de conjuntura na dimensão estadual, nacional e internacional, com o objetivo de subsidiar a construção de referenciais teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento dos projetos em execução. Esses estudos têm um momento de culminância anual, quando são realizados os Seminários de Dezembro, em parceria com o CEPP e o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil ( Histedbr-Ma)

  • Ensino Médio e Educação Profissional

Grupo formado em 2003 que produziu uma pesquisa e o projeto educativo dos CEMPs.

  • Educação de Jovens e Adultos

Estuda a política, a estrutura, o currículo e a didática na educação de jovens e adultos. Responsável pela proposta da EJA Profissionalizante e da produção de material didático de EJA.

  • Juventude e Políticas Públicas

Estuda políticas públicas e juventude. Integram esse grupo profissionais do Formação e jovens da Baixada Maranhense. O tema atual em discussão é movimento juvenil orgânico. Esse grupo produziu mapeamentos, textos e programas de formação de juventude.

  • Alfabetização e letramento

Estuda a didática da alfabetização para crianças, jovens e adultos. Atualmente este grupo está envolvido com estudos para construção do outro turno da educação integral.

  • Educação no Campo

Pesquisa e estuda metodologias para o trabalho em escolas do campo, incluindo as multisseriadas. O tema em foco é dos Cursos implantados nos CEMPs, EFAs e a EJA Profissionalizante.

  • Formação do educador a partir de eixos psicanalíticos e políticos

Grupo formado por todos os profissionais e sócios do Instituto Formação. Tem como objetivo contribuir para a expansão da qualificação da sua equipe, mediante o estudo e a reflexão de conteúdos políticos e psicanalíticos.

  • Práticas Intergeracionais

Grupo dedicado a pensar essas práticas e sistematizar o projeto CIA Intergeracional

 

4. EVENTOS QUE PARTICIPA E REALIZA

 

Participa:

 

  • Em 2009, o Instituto Formação participou das seguintes Conferências:
  • CONAE – Campos e Lagos – como organizadores e delegados
  • Conferência Livre de Comunicação – como organizador
  • Conferência Estadual de Comunicação – como Delegado
  • CONAE Regional – Viana – como convidado
  • Em 2010, a convite do MEC divulgou a experiência do CEMP, no Rio de Janeiro, para 1500 professores.
  • Também em 2010, duas de suas experiências foram selecionadas para o II Salão de Boas Práticas do MDA (Telecentros e CEMP – Centro de Ensino Médio e Educação Profissional, concebido como ponto de desenvolvimento de território).

 

Realiza:

 

  • Encontro dos Fóruns da Juventude
  • Encontro de Desenvolvimento Local Sustentável
  • Encontro de Políticas Públicas e Juventude
  • Seminário de Software Livre
  • Encontro de Comunicação Educativa
  • Mostra de Música da Juventude
  • Festival de Teatro e Dança A Baixada é o Cenário
  • Seminários de Dezembro

 

5. PREMIAÇÕES

 

  • Em 2009 ganhou prêmio ponto de cultura e em 2010 ganhou o prêmio ponto de mídias.

 

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