Mostra MARANIME nas Escolas exibe animações produzidas por alunos de escolas públicas de São Luís

  • PDF

Luz, câmera e animação!

Alunos de escolas públicas da capital maranhense, que participaram de oficinas de animação promovidas pelo Projeto MARANIME nas Escolas, terão a oportunidade de ver os trabalhos produzidos na sala de aula, em cartaz na tela grande do cinema, no próximo dia dezesseis de novembro, quando será realizada a Mostra MARANIME nas Escolas, no Cine Praia Grande, em São Luís, a partir das 14h.

Nos últimos cinco meses, 234 alunos de escolas públicas municipais (12) e estaduais (5) participaram de oficinas nas quais aprenderam como produzir uma animação na técnica stopmotion, utilizando massas de modelar para confecção de personagens e outros materiais como cola, tesoura e cartolina para a produção de cenários.

Para que a montagem virasse filme, eles também tiveram acesso a equipamentos como câmera fotográfica que os permitiram colocar a mão na massa para produzirem pequenas histórias animadas sobre diferentes situações do dia-a-dia. Através dessas histórias é possível observar o que esses adolescentes pensam sobre temas como abuso sexual, racismo, corrupção e transexualidade, uma vez que a maioria das obras produzidas abordavam temáticas de relevância social, que foram definidas pelos próprios alunos.

As oficinas foram desenvolvidas ao longo de uma semana em cada escola, sendo os três primeiros dias destinados à produção das animações e o último a exibição.  As dezessete animações produzidas, uma por escola, já foram exibidas para os alunos dentro das instituições onde eles estudam, alcançando um público de aproximadamente 500 espectadores até o momento. Agora é a oportunidade de vê-las no cinema.

“A mostra é o momento de culminância do projeto MARANIME nas Escolas e representa para esses alunos, a possibilidade de ver materializado na telona do cinema todo o esforço que tiveram ao longo de uma semana para produzirem seu filme. Mais que isso é também a possibilidade deles perceberem, que com acesso ao conhecimento e as ferramentas necessárias,  também são capazes de produzir animações, como as que assistem diariamente, ainda que num primeiro momento, sejam produzidas com técnicas mais simples e num espaço de tempo muito menor.”, explica o coordenador do Projeto, Fábio Cabral.

 

 

Sobre o MARANIME

O Projeto MARANIME é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Formação, desde 2010, que promove a cultura audiovisual no estado, a partir da formação de jovens animadores, incentivo a produção local, formação de plateia e ampliação de circuito de exibição de filmes de animação no estado, especialmente junto a escolas públicas e comunidades que apresentam baixos indicadores sociais.

Em 2016, o projeto foi reconhecido como uma das quarenta iniciativas culturais de destaque em São Luís, que receberam o prêmio Ponto de Cultura da capital maranhense, concedido pela Prefeitura Municipal de São Luís, em convênio com o Ministério da Cultura.

A premiação concedida ao Instituto Formação foi para ser utilizada no desenvolvimento de uma agenda de atividades nas escolas com a realização de oficinas e mostras de animação em instituições públicas de ensino da capital maranhense.

Através de parcerias realizadas com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, foram mobilizadas as seguintes escolas para receberem as atividades do projeto:

Escolas Municipais: UEB Monsenhor Frederico Chaves, UEB Antônio Vieira, UEB Tancredo Neves, UEB Olinda do Desterro, UEB Cônego Sidney Castelo Branco, UEB Ministro Mário Andreazza, UEB Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves, UEB Menino Jesus de Praga, NEECAHS, UEB Alberto Pinheiro, UEB Galileu Clementino Ramos Santos, UEB Nascimento de Morais.

Escolas Estaduais: CE Josué Montelo, NAAH’S, IEMA, CE Jackson Lago, UI Governador José Murad.

Última atualização em Seg, 13 de Novembro de 2017 14:34

MULTIMÍDIAS

Parceiros

You are here formação.org.br