Jovens Maranhenses participam de Festival Latino-Americano de Futebol de Rua

  • PDF

 

Estudantes de escolas públicas de São Luís e jovens de comunidades quilombolas da Baixada Maranhense participarão de festival educativo na Argentina


Uma delegação de seis maranhenses viajará para a Argentina, entre os dias 02 e 06 de novembro, onde irá participar de um Festival Latino-americano de Futebol de Rua. O Latin American Football Festival 3 é um evento promovido pela Rede Latam "Streetfootballworld”, composta por organizações não governamentais de vários países da América Latina, que utilizam o futebol como ferramenta de transformação social.

A equipe maranhense é representada por jovens participantes de projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Formação, são eles, Joana  França, de 15 anos, da cidade de São  João  Batista; Rayane Xavier, de 18 anos, do Bairro do Gapara; Natanael Vidal, de 15 anos, da UEB Rosalya Freire, do bairro da Vila Isabel, Danilo Marques dos Santos, de 15 anos, da UEB Artur Azevedo, do Bairro da Pedrinhas e profissionais da organização que formarão uma das seis delegações brasileiras convidadas para o evento. Ao todo são 23 equipes de 11 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Peru, Nicarágua, Uruguai e Venezuela.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 03 de novembro, na sede esportiva do San Lorenzo, um dos times de futebol mais popular de Buenos Aires. Além de um torneio de jogos, a programação do Festival também irá promover atividades culturais de integração e um fórum de liderança juvenil, que discutirá temas como gênero, inclusão social e empoderamento juvenil. Outra atração do festival será a realização de uma partida “Futebol pela Inclusão”, que acontecerá no dia 05 de novembro e contará com a participação de desportistas argentinos, personalidades da tv e dos meios de comunicação.

Sobre o Futebol 3

O Futebol 3 é uma ferramenta educativa transformadora inspirado pelo futebol de rua que leva o seu potencial educativo e inclusivo como uma forma de intervir para transformar a realidade, fortalecer as comunidades e proporcionar um espaço inclusivo onde os jovens são entendidos como temas críticos sociais e protagonistas ativos de suas populações.

A metodologia do futebol 3 tem como base os valores de fair play*, igualdade de gênero, trabalho em equipe e respeito mútuo na quadra. Os times são formados por meninos e meninas que contribui para o debate sobre igualdade de gênero. Na prática a atuação do/a mediador/a é crucial, dessa forma, não há a intervenção de juízes. As regras são definidas pelos próprios jogadores/as em comum acordo, tornando a prática um instrumento fundamental para a promoção dos direitos humanos e a ocupação dos espaços públicos.

A coordenadora da Incubadora de Esporte e Cidadania do Instituto Formação, Diane Sousa, já participou como jogadora do Festival Internacional de Futebol de Rua e conta pra gente sobre sua experiência. “Eu participei do Futebol SulAmericano de Futebol de Rua no Chile, em 2008. Naquele tempo eu tinha 15 anos e fazia parte de uma delegação de três jovens da baixada maranhense com mais três jovens de outras organizações do Nordeste. Eu adquiri experiências em relação a mediação, ao trabalho em equipe, igualidade de gênero, oportunidade de conhecer outro idioma e dialogar sobre outras culturas. Essa experiência me ajudou a constituir a pessoa que eu sou hoje”.

*Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo.


Preparação

Desde terça-feira, a equipe está reunida na Sede do Instituto Formação para um programa de preparação que inclui aulas de espanhol e costumes latinos, o que levar na bagagem e um treino com a metodologia 3 do Futebol de Rua.

Amanhã (02), ao meio dia, a delegação está embarcando para representar o nosso Estado no Festival Internacional de Futebol de Rua.

Última atualização em Qua, 01 de Novembro de 2017 13:46

MULTIMÍDIAS

Parceiros

You are here formação.org.br