Previous Próximo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Banner site Incubadora esportes ...
Cartilha ...
Conheça o Parque Agroecológico ...

Esporte, Cultura e Lazer em bairros de São Luís

  • PDF

Projeto Juventude Esporte em Ação irá promover oficinas e práticas de esporte, cultura e cidadania em 8 comunidades da capital maranhense.

 

Foi lançado no mês de Setembro (20), no auditório do CINTRA, no bairro do Anil, o projeto Juventude, Esporte em Ação desenvolvido pelo Instituto Formação em parceria com a Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (SEEJUV), Secretária do Estado de Esporte e Lazer (SEDEL) e patrocínio dos Supermercados Mateus através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a realidade socioeconômica de jovens moradores de oito comunidades da capital maranhense, através da democratização de políticas e ações de esporte, lazer e cultura. Através do projeto, os moradores dessas comunidades poderão participar de uma série de oficinas gratuitas que serão oferecidas, como dança, teatro, música, vídeo, animação, robótica, basquete, badmington, rugby, slackline, handebol, elaboração de projetos e futebol três.

A culminância dessas atividades será realizada em Festivais de Juventude, Esporte e Lazer, organizados ao fim de cada etapa, nos bairros abrangidos pelo projeto.

O primeiro bairro a ser contemplado com essa programação foi o Anil, que recebeu o projeto Juventude, Esporte em Ação entre os dias 19 e 30 de setembro. As atividades no bairro aconteceram nas escolas CINTRA e Sá Vale nos períodos da manhã e da tarde. O projeto neste mês de Outubro está no Bairro do Vinhais oferecendo oficinas em três pontos diferentes para abrangir mais pessoas da comunidade. São eles: Praça do Letrado, UEB João Mohana e Igreja Altos do Calhau, os turnos das atividades são no periodo da tarde e da noite. As inscrições ainda estão abertas!

Até fevereiro de 2018, os seguintes bairros também irão receber o projeto: Alemanha, Cidade Olímpica, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Liberdade e Vila Luizão.

 

 

NUCEL e Mapeamento Digital

Em cada bairro, também será implantado um Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer (NUCEL), uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Formação que estrutura espaços alternativos para a prática de esportes educativos nas comunidades. Cada núcleo do projeto será equipado com kits de basquete, badminton, futebol, handebol, slackline, coletes e uma quadra móvel composta por estruturas que podem ser montadas e desmontadas em qualquer lugar. Além disso, os NUCELs também receberão uma máquina fotográfica e um notebook para a realização de oficinas de fotografa, animação e audiovisual.

Para garantir a mobilização e realização das atividades de esporte e cidadania, antes, durante e depois do projeto serão escolhidos 8 jovens atletas amadores que receberão uma bolsa e terão a missão de atuar como agentes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto nas comunidades. Além de ter entre 15 a 29 anos, esses jovens atletas deverão estar cursando o ensino médio na rede pública de ensino, morar em um dos oito bairros abrangidos pela proposta e ser um atleta amador.

Outra novidade do projeto é a criação de um aplicativo digital que irá possibilitar a realização de um mapeamento digital dos grupos juvenis que existem nesses bairros, mediante pesquisa a ser feita por jovens monitores do projeto. Em cada bairro, esses jovens monitores participarão de uma oficina de ferramentas digitais, na qual aprenderão a manusear o aplicativo para inserção dos dados num formulário virtual, que disponibilizará as principais informações sobre os grupos existentes nessas comunidades.

Qualquer pessoa poderá baixar o aplicativo e ter acesso as informações do mapeamento.

Última atualização em Seg, 09 de Outubro de 2017 15:48

MULTIMÍDIAS

Parceiros

You are here formação.org.br