Previous Próximo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Banner site Incubadora esportes ...
Cartilha ...
Conheça o Parque Agroecológico ...

Vai começar o MARANIME nas Escolas!

  • PDF

Alunos de escolas públicas da capital maranhense poderão participar, a partir da próxima semana, do projeto MARANIME nas Escolas, concebido e coordenado pelo Instituto Formação.

Uma reunião com representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Educação e dirigentes das instituições de ensino que irão receber as oficinas de animação durante os meses de junho, agosto e setembro foi realizada na última quarta-feira, no auditório da SEMED para definir os últimos detalhes referentes ao início do trabalho.

Na oportunidade, o Coordenador do Projeto, Fábio Cabral, apresentou a proposta do MARANIME nas Escolas e explicou como serão desenvolvidas as oficinas em dezoito escolas do ensino fundamental e médio.

Uma agenda de trabalho para os próximos meses foi montada em conjunto com os representantes das secretarias e diretores, sendo a UEB Monsenhor de Frederico Chaves, localizada no bairro da Ilhinha, a primeira Unidade de Ensino a receber as atividades do projeto, este ano.

Durante uma semana, quinze alunos da UEB irão participar de uma oficina para produção de animações na técnica stopmotion, que será orientada por especialistas da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologia do Formação. Na sexta-feira, último dia de atividades do projeto na escola, será realizada uma mostra aberta de filmes para exibição dos trabalhos produzidos pelos alunos.

Além da UEB Monsenhor Frederico Chaves já estão confirmadas a participação de outras 11 escolas no projeto:

Ensino Fundamental:

UEB TANCREDO NEVES – Cidade Operária

UEB PROF. NASCIMENTO DE MORAES – Cidade Operária

NEECAHS (NUCLEO DE ENRIQUECIMENTO PARA ESTUDANTES COM CARACTERÍSTICAS DE ALTA HABILIDADE OU SUPER DOTAÇÃO) – Centro

UEB MINISTRO MÁRIO ANDREAZZA – Liberdade

UEB MENINO DE JESUS DE PRAGA – Sacavém

UEB ALBERTO PINHEIRO – Centro

UEB GALILEU CLEMENTINO RAMOS  SANTOS – Santa Bárbara

Ensino Médio

NÚCLEO DE ALTAS HABILIDADES E SUPER DOTAÇÃO – Cohab

UNIDADE INTEGRADA GOVERNADOR JOSÉ MURAD – Cohafuma

UI JOSUÉ MONTELO – Sacavém

CE ESTADO DO PARÁ – Liberdade

CE FERNANDO PERDIGÃO – Monte Castelo

 

Sobre o MARANIME nas Escolas

O projeto MARANIME – Festival Maranhense de Animação concebido e coordenado pelo Instituto Formação desde 2009 foi reconhecido como uma das quarenta iniciativas culturais de destaque em São Luís, que receberam no ano passado o prêmio Ponto de Cultura da capital maranhense, concedido pela Prefeitura Municipal de São Luís, em convênio com o Ministério da Cultura.

A premiação concedida ao Instituto Formação será utilizada para o desenvolvimento de uma agenda de atividades MARANIME nas Escolas com a montagem de um calendário de oficinas e mostras de animação a ser desenvolvido em instituições públicas de ensino.

As atividades nas escolas consistirão na realização de uma oficina (12h) e uma mostra (3h) em cada uma das UEBs abrangidas pela proposta. A carga horária total de atividades por escola será de 15 horas. A atividade acontecerá durante uma semana inteira, sempre no contraturno dos estudantes. Pretende-se com essa ação produzir no mínimo 18 animações, sendo uma por escola.

Ao fim do calendário de oficinas e mostras itinerantes nas escolas, far-se-á a publicação dos trabalhos em DVD a ser distribuído, conforme plano de distribuição abaixo. A produção do DVD também será custeada por esse recurso.

MULTIMÍDIAS

Parceiros

You are here formação.org.br