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Criança Esperança apoia o Projeto Olimpíadas do Brincar ao Jogar no Maranhão

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O Instituto Formação, com apoio do Criança Esperança, e em parceria com a Secretaria de Educação de São Luis e Fóruns da Juventude da Baixada e apoiados pela Criança Esperança o Instituto Formação realizará durante todo o ano de 2017.

As escolas abrangidas pelo projeto foram definidas em fevereiro deste ano, mediante acordo com a Secretaria de Educação de São Luis e através de diálogo com os Diretores das Escolas. São elas: UEB Alberto Pinheiro – Centro, UEB Bandeira Tribuzzi – Centro, UEB Cônego Sidney Castelo Branco Furtado – Vila Ariri, UI Gov. Matos Carvalho – Monte Castelo, UEB João do Vale  – Povoado Argola e Tambor, UEB Monsenhor Frederico Chaves – São Francisco, UEB Ministro Carlos Madeira – Anjo da Guarda, UEB Ministro Mário Andreazza – Liberdade, UEB Odylo Costa filho – Alto da Esperança e UEB Prof.ª Rosália Freire – Vila Izabel.

Uma novidade do projeto apoiado pelo Criança Esperança é o trabalho estendido para seis comunidades quilombolas. As comunidades quilombolas que receberão o projeto são das cidades de: Palmeirândia, Cajari, Matinha, Olinda Nova, São João Batista e Alcântara.

Serão implantadas nas escolas e comunidades quilombolas modalidades como: Amarelinha, Badminton, Basquete, Boliche, Circuito, Circuito de atletismo, Dama humana, Futebol, Frescobol, Mini quadra com PVC e traves removíveis, Handebol, Littlegolf e Pega Bandeira.

Essas modalidades serão implantadas em forma de estações do Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer (NUCEL) instalado em cada escola / comunidade. Jovens das Comunidades serão preparados como mediadores de práticas de esporte educativo, esporte e cidadania, esporte e desenvolvimento.

Cada escola receberá para sua prática cotidiana de atividades nas estações do NUCEL materiais definidos a partir de uma lista com: bolas e minibolas de basquete, bolas de rugby, vôlei, handebol, little golf, tacobol e manchete, além de kits de frescobol, badminton (2 com rede e 2 sem rede), boliche, slackline, etc. A definição das atividades a serem realizadas, e consequentemente dos materiais  serem adquiridos por escola, será feita a partir de mapeamento dos profissionais junto ás escolas.

No período de fevereiro a março foram realizadas as seguintes ações: Visita diagnóstica da coordenação e das equipes das Incubadoras de Esporte e Cidadania e de Artes, Mídias e Tecnologias do Instituto Formação em conjunto com equipe SAEF/ SEMED em sete UEBs/escolas para reconhecimento e definição dos locais de instalação das estações do NUCEL (Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer) para as brincadeiras e jogos a serem realizados nas escolas e comunidades; Seminário sobre Comunidades Quilombolas no Brasil para equipe do Projeto; 02 reuniões com equipe técnica da SAEF/ SEMED; 02 reuniões com secretário de educação, superintendência de educação e coordenações de programas da SEMED; 02 reuniões com Fóruns da Juventude da Baixada; Início da estruturação de espaços para as brincadeiras e jogos.

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