Previous Próximo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
Banner site Incubadora esportes ...
Cartilha ...
Conheça o Parque Agroecológico ...

Irradiando Bolação – Futebol desde Pequeninos

  • PDF

A Incubadora de Esporte e Cidadania do Instituto Formação concebe, desenvolve e irradia diversas metodologias. Uma delas é a Bolação nas Creches - Projeto Futebol desde Pequeninos, apoiado pelo Programa Social da FIFA/Football For Hope, desenvolvido em 2015 e 2016 nas cidades de São Luís e Baixada Maranhense.

O Projeto introduz no currículo da Educação Infantil (EI) e em séries iniciais do Ensino Fundamental conteúdos de futebol em três tempos*. Mais de mil professores e duas mil crianças, de três a oito anos de idade, estiveram envolvidos diretamente com essa proposta que tem como objetivo ampliar, sistematizar e disseminar experiências desenvolvidas com crianças usando a bola: com música, brincadeiras, jogos, pintura, rodas de conversa combinados, a partir da temática Bolação e futebol.

As estratégias adotadas para a irradiação da metodologia em 2017 e 2018 são:

a) Monitorar durante esses dois anos a aplicação da metodologia desenvolvida, em 2015 e 2016, nas escolas onde o projeto foi executado, a fim de acompanhar por mais dois anos os resultados do processo de formação de professores, através de aplicação de questionários e entrevistas.

b) Realizar dois seminários locais (São Luís e Palmeirândia) para retornar aos professores a sistematização final feita do projeto, discutindo ideias de continuidade autônoma por parte das escolas envolvidas.

c) Realizar quatro seminários norte e nordeste para disseminar a metodologia do Projeto Bolação - Futebol desde Pequeninos para professores de outros estados.

d) Ampliar a experiência do Projeto Bolação – Futebol desde Pequeninos para dez comunidades quilombolas da Baixada Maranhense.

e) Sistematizar e divulgar experiência do projeto nas comunidades quilombolas.

*Na metodologia dos três tempos o professor em conjunto com as crianças/jovens construiem regras coletivamentes antes de cada jogo; não existe árbrito, mas um mediador, além da inclusão de meninos e meninas de diferentes gerações na prática esportiva em três tempos.

Última atualização em Qua, 24 de Maio de 2017 13:52

MULTIMÍDIAS

Parceiros

You are here formação.org.br